Início do conteúdo

Visitas técnicas e atividades práticas complementam a formação das turmas do IFRS – Campus Canoas


Parte importante no processo de formação do Programa Autonomia e Renda Petrobras, as visitas técnicas e atividades práticas estão ampliando aprendizados e permitindo vivências da realidade profissional para as turmas do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A partir da aproximação com empresas, os estudantes puderam conhecer a aplicação de conteúdos vistos em sala.

A turma de Isolador de Tubulações participou de uma aula técnica e visita à área operacional da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), da Petrobras, no dia 24 de outubro. O grupo observou a montagem completa de uma tubulação; recebeu informações a respeito de normas técnicas; aprendeu mais sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), ferramentas e máquinas para cada função. Eles foram recebidos pelo supervisor de Equipamentos Estáticos da Refap, Jonas Teixeira Ramgrab, e por profissionais ligados às empresas terceirizadas RTT e Engemon.

O professor Daniel da Silva Cesáreo acompanhou a turma e salienta o quanto a atividade ampliou a visão dos estudantes em relação à profissão e a possibilidades futuras  de trabalho. “A visita enfatizou conteúdos de traçagem de caldeiraria, isolamento e manutenção. Foi excelente para a formação deles.” O grupo foi acompanhado também pelo coordenador do curso, Marcos Daniel Schmidt de Aguiar, e pela técnica de operação da Refap Miriam Ribeiro Cabreira.

No curso Pintor Industrial, uma visita técnica ocorreu na Saturno – Balanças Rodoviárias Industriais e Comerciais no dia 26 de setembro. Foi um primeiro contato da turma com a realidade da empresa, que passou a sediar aulas práticas do grupo. Na visita, eles receberam informações sobre o funcionamento dos diferentes setores e percorreram as áreas administrativa e fabril, podendo conhecer processos e equipamentos utilizados. O contato inicial foi feito pela estudante Amanda Santanna Melos. O grupo teve o acompanhamento do professor Gilberto Pavani e do coordenador do curso, Bruno Diniz Machado.

Segundo Gilberto, a atividade possibilitou presenciar a realidade industrial e a aplicação dos conteúdos estudados em sala de aula. “Foi possível observar, principalmente, o profissionalismo dos colaboradores da empresa, mostrando que não basta ter o conhecimento teórico sobre as técnicas de preparação de superfícies e de pintura industrial, necessita-se também de dedicação para fazer o seu trabalho cada vez melhor e atender às exigências do mercado”, aponta.

Desde 15 de outubro, aulas práticas são realizadas na planta da empresa. Duas vezes na semana, um grupo de quatro estudantes passa o dia na indústria, como atividade das disciplinas “Preparação de Superfícies” e “Pintura Industrial”, ministradas pelo professor Gilberto. Eles recebem EPIs e são acompanhados pelo colega Petras Vurdel, que tem experiência na área e auxilia na execução correta das tarefas. O supervisor de produção da empresa, George Bustamante, também orienta e acompanha as equipes.

O docente Gilberto lembra que as práticas concretizam a teoria já aprendida em sala de aula e desenvolvem habilidades profissionais. “Imagina ministrar um curso teórico sobre andar de bicicleta? É preciso ter conhecimento teórico e prático porque um fortalece o outro”, exemplifica.

A estudante Jennifer Amanda Corrêa Gonçalves já teve a sua prática e ficou animada com o resultado. “Foi muito produtivo. Pintei uma peça bem grande e tive um bom desempenho. Pude conhecer o material, a pistola, como se faz a tinta. Foi possível colocar em prática o que a gente aprendeu em sala de aula e tirar as dúvidas”, observa.

 

Sobre as qualificações e o Programa

Os cursos de Isolador de Tubulações e de Pintor Industrial ofertados pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFRS – Campus Canoas são de formação inicial e continuada (FIC) e buscam ampliar as chances de colocação profissional dos participantes. São aulas teóricas e práticas, que começaram em agosto de 2025 e terão duração aproximada de quatro meses. As turmas estão adquirindo conhecimentos técnicos da área e reforço em conteúdos de matemática e português.

O Programa tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos com bolsa-auxílio mensal durante o período de aulas. É uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan SENAI SESI. Para saber mais e acompanhar as novidades, acesse o site autonomiaerenda.com.br e as redes sociais @IFRSCanoas.

Fim do conteúdo