Oportunidades
Inscrições abertas, até 03 de agosto, para minicurso que trabalha com tecnologias de reciclagem, energias limpas e acessibilidade
O Campus Canoas oferta o minicurso Proposta 3p: problema, projeto e produção, vinculado ao projeto extensionista Cultura Maker em ação e extensão: comunidade e academia juntas na reciclagem de plásticos e desenvolvimento de tecnologias assistivas.
A ação é coordenada pelo professor Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira e tem o discente Leonardo D’Ávila de Moura como bolsista e ministrante do minicurso.
Inscrições podem ser feitas por meio do link: https://labmaker.canoas.ifrs.edu.br/culturamaker.
São oferecidas 25 vagas para a comunidade externa e 05 para a comunidade interna. Se o número de inscritos ultrapassar o total de vagas disponíveis, será realizado um sorteio para definição dos participantes. As vagas remanescentes de um dos públicos serão automaticamente destinadas ao outro.
No conteúdo programático estão previstas três oficinas que visam aprendizados específicos: utilizar as impressoras 3D, a cortadora a laser e as ferramentas de prototipagem; trabalhar com eletrônica, modelagem digital e automação; criar projetos com impacto social, ambiental e econômico.
O minicurso possui duas etapas, que trabalham formação e desenvolvimento de prototipagem de soluções. Os encontros acontecem às quintas-feiras, das 9h às 11h30min, na sala D07, onde funciona o LabMaker, organizados da seguinte forma:
Dia 07 de agosto
Conteúdo: modelagem e impressão 3d – criatividade em 3 dimensões
……………………………….
Dia 28 de agosto
Conteúdo: eletrônica e automação – conversa código-realidade
……………………………….
Dia 18 de setembro
Conteúdo: corte a laser – do desenho ao retalho
……………………………….
As temáticas a serem trabalhadas são:
- Criar, mas reciclar: tratamento de resíduos do maker
- Maker para a sociedade: acessibilidade criada em casa
- Sustentar e energizar: fontes limpas de baixa escala
Até a data de 31 de outubro, quando o minicurso finalizar, é estimular os participantes a propor e desenvolver soluções para problemas reais.
Participando das oficinas e elaborando um protótipo de solução são condições para que seja fornecida certificação.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail labmaker@canoas.ifrs.edu.br, pelo site https://labmaker.canoas.ifrs.edu.br/culturamaker e perfil do instagram https://www.instagram.com/culturamaker.extensao/.
Saiba mais sobre o minicurso:
Pretende-se utilizar a proposta de aprendizagem baseada em problemas (PBL), aplicada de maneira prática e contextualizada, com foco em desafios reais enfrentados por comunidades em situação de vulnerabilidade social, ambiental ou tecnológica. As oficinas terão como fio condutor a busca por soluções concretas, desenvolvidas a partir dos recursos disponíveis no Labmaker do IFRS Campus Canoas. Serão trabalhadas habilidades em eletrônica básica, programação (com foco em automação), design e modelagem digital, produção de peças por impressão 3D e corte a laser. Essas áreas, além de introduzir os participantes ao universo maker, servirão como ferramentas para o enfrentamento de problemáticas relacionadas à acessibilidade, à reciclagem e à geração de energia limpa. Para além da técnica, será incentivado o desenvolvimento de competências transversais, como o pensamento crítico, lógico e computacional, a resolução colaborativa de problemas, e a comunicação entre os participantes.
Assim, você vai aprender a usar ferramentas como impressoras 3D e cortadora a laser, junto com conhecimentos de eletrônica, modelagem e prototipagem. Além da aprendizagem técnica, o projeto visa demonstrar e debater sobre como essas tecnologias e capacidades do Laboratório Maker podem ter implicações sociais. As oficinas serão um misto de conhecimentos técnicos e temáticas reais, como: reciclagem, acessibilidade, energia limpa e empreendedorismo.
Até o final deste ano, o projeto, junto de seus participantes, pretende idealizar, projetar e criar soluções de baixo custo com impacto social, ambiental e econômico (seguindo as temáticas de trabalho abaixo) como: módulos de pequena escala de produção de energia sustentável, próteses adaptáveis e personalizadas, e métodos de reciclagem dos próprios resíduos de plástico PLA, madeira MDF e acrílico, subprodutos das produções do laboratório.