Início do conteúdo

NEPGS participa do IV Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS


** O IV Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS ocorreu nos dias 18 e 19 de novembro de 2024 no Campus de Bento Gonçalves. O evento foi um espaço de formação destinado aos membros dos Núcleos de Ações Afirmativas, das Equipes de Assistência Estudantil, das Equipes Pedagógicas/Ensino e estudantes que fazem parte dos referidos núcleos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

A Pró-Reitoria de Ensino e a Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusivas e de Diversidade do IFRS, por meio do IV Workshop Diversidade e Inclusão, teve como objetivo geral oportunizar um espaço de qualificação para que servidore(a)s das unidades do IFRS possam trabalhar de forma concreta e articulada nos temas foco das ações afirmativas, como: a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas; a valorização étnico-racial; o combate à homofobia, ao sexismo e a todas as formas de discriminação; e a defesa dos direitos humanos.

As atividades foram desenvolvidas por representantes do INEP/MEC e de diferentes campi do IFRS e envolveram palestras, mesas redondas e GTs sobre: A diversidade no espaço acadêmico: discutindo gênero, inclusão e raça; Gênero e sexualidade: desafios de acolhimento e mediação de estudantes; O papel institucional do NEPGS no IFRS; Nome social e as vagas para ingresso de pessoas trans; e Interseccionalidade e educação antidiscriminatória. A programação completa do evento foi disponibilizada em:
https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2024/10/Programacao-Workshop-Diversidade-e-Inclusao-2024-2.pdf

** Informações encaminhadas pela coordenadora do NEPGS do Campus Canoas, Patrícia Rodrigues da Rosa.
Fim do conteúdo