Geral
Projeto Envelhecer nos Territórios inicia suas atividades em Canoas
Ao longo dessa semana, o projeto intitulado Envelhecer nos Territórios SOS RS dá os primeiros passos em suas ações no Campus Canoas.
As atividades do projeto ocorrem em parceria com a Coordenadoria da Pessoa Idosa do município de Canoas, que tem prestado suporte e fornecido dados demográficos acerca da população público-alvo desta iniciativa.
O intuito é constituir uma rede de solidariedade para apoio emergencial às pessoas idosas de municípios gaúchos atingidos pela catástrofe climática.
Serão realizadas entrevistas com pessoas idosas de Canoas afetadas direta ou indiretamente pelas enchentes de maio.
O objetivo é obter informações que revelam as principais necessidades desse públicos após a calamidade ocorrida no Rio Grande do Sul.
A partir dos dados recolhidos, o próximo passo é organizar um relatório técnico que aborde o impacto causado pelo desastre climático, especialmente nos idosos.
A intenção é planejar um monitoramento, por meio de um plano de trabalho específico, oportunizando o acesso a serviços e programas.
As entrevistas serão realizadas por agentes, que são estudantes do IFRS. Todos estarão devidamente identificados, com crachá da instituição, e visitarão diversos bairros canoenses nas por cinco semanas.
Quem aceitar participar da pesquisa, responderá em torno de vinte perguntas. Além disso, não é solicitado nenhum número de documento para responder às questões de maneira voluntária.
Os agentes não acessam os locais onde os idosos estão morando e, com isso, a entrevista acontece no lado externo da residência.
Dúvidas com relação à identificação dos agentes podem ser encaminhadas ao número whatsapp do Campus Canoas (51.3415.8200).
NOTÍCIAS RELACIONADAS: