Início do conteúdo

Solicitações para aproveitamento de estudos podem ser realizadas de 2 a 6 de setembro


Os alunos que já concluíram componentes curriculares em cursos de graduação ou pós-graduação poderão solicitar aproveitamento de estudos, e consequente dispensa de disciplinas, dentro dos limites do Projeto Pedagógico de seu curso, e conforme normas da Organização Didática do IFRS. O período para as solicitações ocorre de 02 a 06 de setembro.

As solicitações deverão ser realizadas mediante envio de formulário (Anexo I) completamente preenchido, acompanhado dos documentos relacionados no edital. O formulário e a documentação deverão ser enviados ao Setor de Registros Escolares do campus Canoas, exclusivamente para o e-mail [email protected], no prazo previsto no cronograma.

A documentação deve ser enviada na forma de anexo, em formato PDF, JPEG ou PNG, em arquivo não compactado. Não serão aceitos documentos que não atendam às exigências do edital, não estejam legíveis, ou cujos arquivos não abrirem. O interessado deve enviar os seguintes documentos:

  • Histórico Escolar ou certificação, contendo notas e respectivas cargas horárias das disciplinas cursadas, e descrição do sistema de avaliação de aprendizagem adotado, autenticados pela instituição de origem com assinatura e carimbo, ou código de autenticação;
  • Ementas/programas das disciplinas cursadas contendo, no mínimo, carga horária, descrição de conteúdos/Plano de Ensino detalhado e bibliografia, autenticadas pela instituição de origem com assinatura e carimbo, ou código de autenticação.
  • Documento emitido pela instituição de origem, com assinatura e carimbo, ou código de autenticação, informando a duração de cada crédito/período em minutos, caso no histórico e no programa esteja indicada somente a carga horária-aula, ou não seja possível identificar que se trate de hora-relógio.

O Setor de Registros Escolares encaminhará os documentos aceitos às Coordenações de
Curso, às quais caberá:

  • O encaminhamento do pedido a um docente especialista da disciplina objeto de aproveitamento, que realizará a análise de equivalência entre os conteúdos e carga horária dos componentes curriculares;
  • A solicitação de documentos complementares para elucidação das informações apresentadas na formulação do pedido, caso seja necessário;
  • O envio do parecer final ao Setor de Registros Escolares.

 

» Para informações completas, leia atentamente o EDITAL (aqui)

Fim do conteúdo