Participe, até 31/08, do concurso de ideias e projetos para o desenvolvimento de material pedagógico ou tecnologia assistiva em Laboratório Maker

O Laboratório Maker (LABMAKER) do Campus Canoas está lançando o concurso de ideias e projetos voltados para a criação de material pedagógico e tecnologias assistivas com impressora 3D ou cortadora a laser. Este concurso é uma oportunidade para entusiastas e apoiadores da educação explorarem sua criatividade, inovarem e utilizarem novas tecnologias no processo educacional.

O objetivo deste edital é selecionar e apoiar até 10 projetos para o desenvolvimento de material pedagógico ou tecnologia assistiva, utilizando a cortadora a laser ou impressora 3D disponíveis no Labmaker. A meta é promover a criatividade, inovação e a aplicação de novas tecnologias no processo educacional.

Podem participar do concurso entusiastas e apoiadores da educação, com ou sem conhecimento prévio na área maker. Esta é uma oportunidade para todos aqueles que desejam contribuir para a melhoria da educação através da inovação tecnológica.

As inscrições serão realizadas entre 07/08 e 31/08 por meio do formulário disponível no site labmaker.canoas.ifrs.edu.br. Participe e submeta sua ideia para fazer parte desta iniciativa transformadora.

Critérios de Seleção

As ideias submetidas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

• Inovação: A originalidade da proposta e a utilização de tecnologias emergentes.
  • Relevância Pedagógica: A adequação do material pedagógico ao currículo e sua contribuição para o aprendizado dos alunos.
  • Viabilidade Técnica: A possibilidade de produção do material no Laboratório Maker com os recursos disponíveis.

Etapas do Concurso

• Inscrições: 07/08 à 31/08/2024
  • Seleção: 1º/09 a 15/09/2024
  • Divulgação dos Resultados: até 16/09/2024
  • Produção do Material: de 1º/10/2024 a 30/12/2024

Premiação

As dez (10) propostas melhores classificadas receberão o apoio técnico da equipe do Labmaker, composta pelo professor Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, coordenador do projeto, e bolsistas. Os vencedores terão gratuitamente material para desenvolvimento (até 1kg de filamento PLA, até 20h de impressão 3D, até 0,5 m² de MDF cru 3mm ou 0,5 m² de acrílico 3mm, e até 4h de uso da cortadora a laser). Além disso, poderão  participar de uma formação inicial de 8h sobre impressão 3D e uso da cortadora a laser, a ser oferecida pelo Labmaker.

Os projetos desenvolvidos serão no modelo open-source e estarão disponíveis gratuitamente no site do Labmaker (labmaker.canoas.ifrs.edu.br) e em repositórios na web, permitindo acesso e reprodução por qualquer pessoa. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Participe e seja um agente de mudança na educação, contribuindo para um futuro mais inovador e inclusivo!