Orientações para reingresso, renovação de trancamento de matrícula, e rematrícula aos alunos dos Cursos Superiores

O Setor de Registros Escolares do Campus Canoas do IFRA divulga os períodos para reingresso, renovação de trancamento de matrícula, e rematrícula para alunos dos cursos superiores, para o período letivo 2024/2.

Reingresso ou renovação de trancamento

Período: de 12 a 15 de agosto de 2024

Reingresso: Os estudantes que estão com matrícula TRANCADA e desejam retornar às aulas em 2024/2 deverão contatar o Setor de Registros Escolares, por e-mail, para solicitar o reingresso e terem acesso liberado ao sistema acadêmico para efetuar a rematrícula.

Renovação de trancamento: Os alunos que estão com matrícula TRANCADA e que não solicitarem reingresso deverão renovar o trancamento, via e-mail ao Setor de Registros Escolares, podendo ter a matrícula cancelada nos casos previstos na Organização Didática do IFRS se não realizarem este contato.

IMPORTANTE

a) Em virtude da situação de calamidade pública do Estado, os trancamentos efetuados em 2024 não serão computados no prazo de conclusão de curso, nem no limite de trancamentos.

b) Alunos que já solicitaram o trancamento para 2024/1 e 2024/2 após o aviso de flexibilização não precisam solicitar a renovação, devendo contatar o Setor de Registros Escolares somente no período de reingresso para 2025/1 (acompanhar o site do campus).

Rematrícula SIA

Site: sia.ifrs.edu.br

• Rematrícula: 19/08/2024
  • Ajuste de rematrícula e solicitação de disciplinas pendentes: 20 e 21/08/2024
  • Divulgação do resultado final no Atestado de Matrícula no SIA: 23/08/2024

» Manual de Rematrículas SIA: disponível em PDF (aqui)

Rematrícula SIGAA

Site: sig.ifrs.edu.br/sigaa

• Rematrícula: de 19 a 21/08/2024
  • O resultado final da rematrícula será o que constar no Atestado de Matrícula no SIGAA ao final da primeira semana de aula nos casos de disciplinas com mais alunos do que vagas, em razão dos ajustes manuais que se fizerem necessários, em virtude da limitação do espaço das salas.

» Manual de Rematrículas SIGAA: disponível em PDF (aqui)

IMPORTANTE

Dúvidas devem ser encaminhadas exclusivamente por e-mail a [email protected].

No contato, o aluno deve informar seu nome completo, curso e número de matrícula, para identificarmos a qual sistema acadêmico está vinculado.