Projetos
Clube de Leitura (re)lerá a obra “Solitária”, de Eliana Alves Cruz, no dia 30/11, no Campus Canoas
No dia 30/11, às 18h45min, o Clube de Leitura do Campus Canoas do IFRS promove um encontro para leitura e debate da obra Solitária, da escritora brasileira contemporânea Eliana Alves Cruz. O evento será no Espaço de Línguas e Culturas (sala A11). O Clube de Leitura faz parte do Núcleo de Línguas e Culturas, projeto indissociável do Campus Canoas. O objetivo é oportunizar um espaço que promova o conhecimento de diversas obras literárias idealizadas por mulheres escritoras.
Para participar, basta inscrever-se por meio do formulário eletrônico (aqui).
A obra
O livro Solitária conta a história de duas mulheres negras, Mabel e Eunice, mãe e filha, que moram no trabalho, um condomínio de luxo desses encontrados em qualquer grande cidade brasileira. Eunice, a mãe, é testemunha-chave de um crime chocante ocorrido na casa dos patrões. Mabel, a filha, constrói o caminho que leva não apenas à elucidação deste crime, mas a uma mudança radical na vida das pessoas que cercam as protagonistas.
Em prosa ágil, intensa e assertiva, Eliana Alves Cruz constrói uma miríade de histórias que revolve o imaginário do trabalho doméstico no Brasil — ainda tão vinculado à época escravocrata — e o relaciona a questões contemporâneas urgentes como a pandemia, o debate sobre ações afirmativas e a luta por direitos reprodutivos.
Testemunho de uma crucial mudança de sensibilidade no espírito de nosso tempo, Solitária dá provas do quão urgente se tornou elaborar — sem meias palavras — não apenas a história, mas as sobrevidas da escravidão colonial. Ao fazê-lo, mostra como é possível enfrentar o desafio moral e ético de abordar essas experiências de vida sem replicar gratuitamente a violência que a sustenta nem reencenar nenhum pacto oculto de subalternidade.
Fonte: Companhia das Letras
O projeto Clube de Leitura
A presente proposta concentra-se no desenvolvimento linguístico-cultural da comunidade interna e externa ao Campus Canoas do IFRS, tomando a transdisciplinaridade, a interprofissionalidade e o dialogismo social como pilares para a formação integral, cidadã e profissional, conforme concepção e diretrizes dos Institutos Federais. Objetiva-se contribuir ao desenvolvimento linguístico e literário por meio da capacitação em línguas e da promoção de espaços de investigação, reflexão e fruição voltados às linguagens, em ações indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão.
Para isso, toma-se como problema a demanda da comunidade por cursos de línguas estrangeiras, comprovada em pesquisas realizadas pelo projeto em sua etapa anterior, aliada à necessidade de ações em ensino e pesquisa vinculadas ao letramento literário, em especial direcionadas a estudantes do Ensino Médio, cada vez mais distantes da leitura literária. Dessa forma, em termos metodológicos, o projeto propõe-se à oferta de cursos de de línguas estrangeiras, com foco no francês e no inglês, a ocorrer em formato híbrido, nas dependências do Campus Canoas e por meio da plataforma Google Meet.
Concomitantemente, ocorrerá o desenvolvimento de pesquisas direcionadas ao letramento literário e à análise do ensino de línguas pelo viés do livro didático e da interpretação textual na escola, bem como ações de eventos interculturais, a exemplo do Roda Leitura, do Clube de Leitura e de eventos em colaboração com a organização Partners of the Americas. Como resultados esperados, o Núcleo de Línguas e Culturas busca a qualificação linguístico-cultural dos envolvidos, o incentivo à internacionalização e a abertura de novos horizontes a cidadãos e cidadãs interessados em uma formação integral, plural e sintonizada com as exigências de um mundo globalizado.
Conforme o próprio Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a internacionalização representa uma ferramenta para a troca de conhecimentos e uma estratégia à educação profissional e tecnológica, envolvendo estudo de idiomas, difusão de culturas e práticas solidárias entre povos.