Campus realiza observações astronômicas

No início da noite de 07 de maio de 2018 ocorreram observações astronômicas nas dependências do Campus Canoas. Da atividade participaram alguns professores e aproximadamente 40 discentes, e o intuito de ações deste tipo é difundir o conhecimento científico entre os jovens, fazendo com que estes se interessem cada vez mais por temáticas desta área.

As observações ocorreram com telescópio e foi possível vislumbrar os planetas Vênus e Júpiter, as estrelas Betelgeuse, Sírius e Alfa Centauro e a Nebulosa de Órion. A olho nu foram observadas algumas constelações, como Órion, Gêmeos, Leão, Cão Maior, Escorpião e outras. As condições atmosféricas estavam favoráveis, apesar de alguma incidência de poluição luminosa e vento.

A ação parte das atividades propostas e desenvolvidas pelo projeto “Astronomia e Astronáutica na Escola: um horizonte de eventos”, sob a coordenação do professor Érico Kemper. Um dos objetivos é promover a participação dos estudantes do ensino médio integrado na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Na sexta-feira, 18 de maio, discentes do Campus Canoas participarão da OBA, realizando a prova nacional. As atividades relacionadas à MOBFOG ocorrem às segundas e quintas, inclusive na próxima semana, ocorrendo sempre no turno da manhã.

* O professor Érico Kemper forneceu as informações relacionadas à observação e demais questões relacionadas à Oba e à MOBFOG.