Início do conteúdo

Suspensão das atividades presenciais é estendida até dia 31 de janeiro. Aumento do contágio de Covid preocupa.


Pela terceira semana consecutiva neste ano de 2022, as atividades presenciais no Campus Canoas do IFRS seguirão suspensas. Seguindo as recomendações do parecer desta quinta-feira, dia 20 de janeiro, da Comissão Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 e as proposições dos ofícios circulares 01/2022 e 03/2022 da Reitoria, a diretora-geral, Patrícia Nogueira Hübler, emitiu nesta tarde ofício circular estendendo o prazo para 31 de janeiro. No texto, a diretora também informa que a comissão local seguirá monitorando o cenário da pandemia e que a definição do retorno ou da manutenção da suspensão das atividades presenciais será decidida provavelmente na semana que vem, após novo parecer da comissão que seve ser emitido na quinta-feira, dia 27.

Após o retorno gradual, ainda no final de 2021, as atividades presenciais foram suspensas de forma emergencial na sexta-feira, dia 7 de janeiro, pelo diretor-geral substituto, Jair Bruschi Junior. A decisão foi tomada após reunião do Colégio de Dirigentes, órgão que reúne todos os diretores de campus e outros dirigentes da Reitoria. O reitor, Júlio Xandro Heck, emitira um ofício circular (01/2022) encaminhado a todas as Comissões Locais para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 para avaliar novos cenários. Depois disso, a comissão local de Canoas passou a se reunir a cada quinta-feira para emitir parecer e orientar a Direção-geral do campus que decide se mantém ou retira a suspensão.

Na quinta-feira seguinte, dia 13, a comissão se reuniu e, no mesmo dia, o diretor-geral substituto emitiu novo ofício circular explicando nova suspensão até dia 22 diante do considerável e constante aumento do número de casos de infeção pelo coronavírus.

Os estudantes e servidores estão sendo avisados via e-mail e demais meios de comunicação oficiais do Campus Canoas. Pede-se que todos sigam acompanhando os novos encaminhamentos via site oficial do campus e redes sociais oficiais.

 

Indicadores mostram aumento do número de casos

De acordo com as autoridades sanitárias do Estado do Rio Grande do Sul, na macrorregião de Canoas a incidência acumulada de casos a cada 100 mil habitantes teve aumento de 57,6% na última semana. Porém, esse aumento pode ser considerado ainda mais preocupante, pois se baseia em números das últimas semanas em que o aumento foi superior a 300% na semana. Isto resulta em uma média de 72,85 de casos diários nos últimos sete dias. Nos números desta quinta-feira, dia 20 de janeiro, no site do Sistema 3As do Governo do Estado, constam 3.979 casos registrados na última semana.

Observa-se também a curva ascendente do número de infectados e de mortes pela doença que, segundo especialistas da Secretaria Estadual da Saúde, deve seguir aumentando em função das atividades de férias da população e principalmente com o próximos feriado de Carnaval.

 

DOCUMENTOS DE HOJE (20/01/2022)

 

DOCUMENTOS ANTERIORES

 

 

 

 

Fim do conteúdo