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Atividades não presenciais se iniciam em 14 de setembro nos 17 campi do IFRS


Em reunião extraordinária na manhã desta sexta-feira, dia 21 de agosto, o Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) terminou a apreciação do regulamento que norteará as atividades pedagógicas não presenciais nos 17 campi da instituição. Atividades equivalentes a componentes curriculares (disciplinas) dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação serão ofertadas. A previsão do início das aulas, de acordo com o documento, é para segunda-feira, dia 14 de setembro. O Calendário Acadêmico seguirá suspenso. A Pró-reitoria de Ensino (Proen) prepara, em conjunto com representantes dos campi, uma espécie de manual didático com orientações para estudantes e professores. O material, assim como o documento final do regimento e alguns manuais já prontos deve ser publicados a partir da próxima segunda-feira.

No final da reunião desta sexta-feira, o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, anunciou “uma série de atividades preparatórias para a implementação do regimento”. Ele anunciou uma reunião do Comitê de Ensino na segunda-feira (24/08) à tarde e, depois, na terça e quarta-feira, reuniões mais ampliadas com todos os coordenadores de curso. Cada campus também poderá indicar mais dois representantes de qualquer setor ligado ao ensino para participarem dos encontros virtuais nos quais o regulamento será revisto de forma mais detalhada, tratando de “questões operacionais”.

No encerramento da reunião do Consup desta sexta-feira, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na construção e na aprovação de um regulamento que buscou atender diferentes realidades das comunidades acadêmicas dos 17 campi da instituição. “Optamos pelo caminho mais demorado, difícil e desgastante, que é o do processo democrático, mas esse é o caminho que historicamente o IFRS tem trilhado para as suas decisões importantes e, na medida do possível, o regulamento aprovado traduz o sentimento de toda a nossa instituição”, apontou Júlio.

 

Adesão será optativa para estudantes

A adesão dos estudantes será optativa, e aqueles que concluírem com êxito poderão aproveitar esses componentes, integralizando-os em seus históricos. No entanto, o calendário acadêmico se mantém suspenso. Assim, assegura-se que todos os alunos terão o direito de retomar os estudos de forma presencial a partir da etapa em que foram suspensos.

Conforme o regulamento, as atividades pedagógicas não presenciais são processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais de informação e comunicação e desenvolvidos para além dos tempos e espaços da sala de aula (confira abaixo alguns pontos do regulamento). A normativa será publicada no formato de  Resolução do Conselho Superior. A previsão é que na segunda-feira, dia 24 de agosto, o documento esteja disponível.

 

Inclusão digital e acessibilidade

Ainda segundo Coradini, ainda esta tarde a Proen passará a encaminhar aos campi materiais de apoio para que sejam preparadas as chamadas atividades pedagógicas não presenciais. Uma das primeiras preocupações do pró-reitor é a publicação do edital de auxílio à inclusão digital para os estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Outra providência que está sendo tomada é a redação de uma Instrução Normativa (IN) para acessibilidade às atividades não presenciais. Deverá ser um manual com passo a passo para que o professor consiga planejar seu componente curricular em disciplinas que haja estudantes com necessidades educacionais específicas.

 

PONTOS IMPORTANTES DO REGULAMENTO

Princípios a serem considerados na oferta de atividades pedagógicas não presenciais pelos campi do IFRS:

  • As atividades serão optativas aos estudantes e devem visar à manutenção do vínculo e à mitigação dos prejuízos aos processos de aprendizagem decorrentes da pandemia;
  • Será vedado qualquer contato físico ou entrega de materiais físicos aos alunos, visando a preservar a saúde de estudantes e servidores;
  • Será buscada a igualdade de condições para o acesso e a permanência dos estudantes que realizarem as atividades pedagógicas não presenciais;
  • As atividades ofertadas deverão possuir equivalência aos conteúdos programáticos dos componentes curriculares;
  • Os estudantes poderão se inscrever também em componentes curriculares em que não estavam matriculados para as aulas presenciais;
  • Quando houver o retorno do calendário acadêmico 2020/1, os estudantes que não puderam realizar as atividades não presenciais terão garantido o direito de continuidade dos estudos de forma presencial a partir da etapa em que foram suspensos;
  • As atividades pedagógicas não presenciais realizadas com aproveitamento pelos estudantes poderão, a critério desses, ser utilizadas para o cômputo da carga horária dos cursos. No entanto, o aluno poderá optar pela não integralização da carga horária e realizar a disciplina no formato presencial, devendo comunicar o docente responsável.

 

Inclusão e acessibilidade digital – As atividades pedagógicas não presenciais deverão levar em consideração as singularidades de cada estudante, principalmente os que apresentam necessidades educacionais específicas. Dessa forma, o IFRS envidará esforços para viabilizar ações voltadas à inclusão digital para estudantes em situação de vulnerabilidade social e com necessidades educacionais específicas.

Visando cumprir seu compromisso com a acessibilidades dos estudantes, o IFRS emitiu uma instrução normativa com regras, orientações e procedimentos operacionais, publicada na tarde desta sexta-feira, 21 de agosto (IN Proen nº 05/2020).

Também será disponibilizado auxílio financeiro para subsidiar o acesso à internet de estudantes com vulnerabilidades econômicas. O IFRS publicou um edital voltado à inclusão digital de estudantes bolsistas (acesse aqui) e planeja, para os próximos dias, a publicação de outros dois documentos, ampliando a abrangência do auxílio.

Como os estudantes serão orientados – está prevista a elaboração de guias de orientação das rotinas de atividades pedagógicas não presenciais, tutoriais de utilização do ambiente virtual de aprendizagem, planos de ensino e cronogramas. Os materiais serão disponibilizados aos alunos nas próximas semanas.

Orientações para os servidores – uma página disponibilizada no site do IFRS vai funcionar como um repositório de conteúdos com orientações e sugestões para o planejamento e a oferta das atividades pedagógicas não presenciais. Além disso, estão previstos uma cartilha para os docentes e modelos de diferentes documentos necessários, como Plano de Ensino e Diário de Classe adaptado. Esses materiais serão enviados às Diretorias ou Coordenadorias de Ensino das unidades e estarão disponíveis no site do IFRS.

Confira aqui as pautas e todos os documentos analisados no Consup

 

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