Início do conteúdo

XV Encontro de Ex-Alunos e Ex-Servidores: evento reúne diferentes gerações para compartilhar histórias e memórias da Instituição


Um dia para reencontrar amigos, partilhar memórias e recordar histórias. Assim foi o XV Encontro de Ex-Alunos e Ex-Servidores do Campus Sertão no sábado, dia 20/05. Além de ex-alunos e ex-servidores, participaram do encontro servidores e estudantes da atualidade, a Chefe do Departamento de Extensão do IFRS Leila Schwarz e a Produtora Cultural Silvia Schiedeck, que integra a equipe do Departamento, o Presidente da Comissão Central do Núcleo de Memória do IFRS Marcelo Vianna, o presidente do Núcleo de Memória do Campus Sertão Victor de Carvalho Gonçalves e a integrante do Núcleo Elisa Iop.

Quem também marcou presença foi o primeiro funcionário da Instituição, João Arnaldo da Silva. Seu João é presença garantida em todas as edições do encontro e é sempre muito procurado pelos ex-alunos e ex-servidores da época. “É uma alegria muito grande ter sido o primeiro funcionário da escola. Sempre que retorno, fico admirado com o crescimento e com o desenvolvimento da Instituição. É uma satisfação ver que o trabalho daquelas poucas pessoas que iniciaram a construção dessa história está dando frutos e resultados”, comenta.

Seu João relata que o trabalho era muito  difícil porque além de não ter pessoal suficiente, os materiais e equipamentos também eram escassos. “Tínhamos que ter muita força e coragem para levar adiante nosso trabalho. No início, eu era o único funcionário e após dois anos eram quatro funcionários e quatro professores, além do diretor”, conta. Seu João trabalhou por 30 anos na Instituição e se aposentou em julho de 1991. Aos 98 anos, fez questão de participar de toda a programação do Encontro no Campus e confraternizar com os amigos feitos na Instituição de diferentes gerações no almoço na comunidade de Engenheiro Luiz Englert.

A programação do XV Encontro de Ex-Alunos e Ex-Servidores teve início às 7 horas com o café da manhã no Restaurante Universitário. O credenciamento iniciou às 8 horas no Centro Esportivo prof. Luiz João Rossetto. A abertura oficial foi às 10 horas no Centro Esportivo, seguida de homenagens e atividades artísticas e culturais. No local, o Núcleo de Memória do Campus organizou uma mostra relacionada à exposição “Fragmentos da nossa história”, trazendo objetos, imagens e informações que compõem a linha do tempo da Instituição.

A abertura oficial foi feita pelo ex-aluno e atual Diretor-Geral do Campus, Odair José Spenthof, que deu as boas-vindas aos presentes e falou da emoção em realizar mais uma edição do evento. “Eu sei o que vocês, ex-alunos, estão sentindo hoje porque eu também vivi tudo aquilo que vocês viveram”, disse, bastante emocionado, enquanto segurava o crachá com seu apelido da época: “Corbélia”.

Na sequência, a Chefe do Departamento de Extensão do IFRS Leila Schwarz fez uma fala sobre o Núcleo de Memória do IFRS e sobre o Programa de Acompanhamento de Egressos e o site Alumni IFRS, um espaço virtual para troca de experiências e de oportunidades entre egressos, convidando os ex-alunos a se cadastrarem no site para manter o contato ativo com a Instituição. A fala de Leila foi complementada pelo presidente do Núcleo de Memória do Campus Sertão Victor de Carvalho Gonçalves que falou sobre o trabalho do Núcleo, solicitando contribuições dos ex-alunos para o acervo do Memorial.

Os servidores que se aposentaram entre a última edição do encontro (maio de 2019) e a edição deste ano foram homenageados no evento. Estiveram presentes Adilar Chaves, Aldo Antônio Gatti, Eidi Alfredo Denti e Ivete Scariot. Focam lembrados, também, os homenageados que não puderam participar do encontro: Débora Della Vechia, Loduvino Consalter Beltrame, Pedro Aroldo Flores e Viviane Silva Ramos.

O ex-aluno Jalsomir Brunetto declamou uma poesia de sua autoria sobre a trajetória enquanto aluno da Instituição. Brunetto, formado em 1994, foi ex-presidente da Cooperativa-Escola e ex-patrão do CTG Tropeiros da Cultura. Conhecido pelo apelido “Tchintcho” pelos colegas da época, Jalsomir é natural de São João da Urtiga e reside em Passo Fundo. Ele conta que decidiu escrever a poesia no final de 2022 e em janeiro de 2023 começou a colocar todas as memórias no papel do período em que foi estudante. “Na poesia eu quis contar os fatos relevantes da história da Instituição, de como surgiram os apelidos, por exemplo”, conta. Jalsomir também compõe músicas e atua na área de formação técnica em Agropecuária até os dias atuais. “Foi muito emocionante relembrar tanta coisa e reviver os três anos que passei aqui. Esta Instituição representa uma mudança de vida. De um jovem do interior sem muita perspectiva, viajei muito, conheci 15 estados por conta do trabalho e tive muitas oportunidades. Então, tenho um carinho muito especial pela escola e quis eternizá-lo na poesia”, diz.

Também fez parte da programação um relato histórico de Landrí do Carmo Cravo, filho de servidor do Ministério da Agricultura que atuava na antiga Estação Experimental cuja área foi doada para constituição do Campus.

Os ex-alunos e ex-servidores puderam circular e visitar a área do Campus para relembrar sua passagem pela Instituição. Foram muitos abraços, apertos de mão, risos e histórias entre os mais de 360 participantes. Também aconteceu um encontro muito especial: a turma de formandos de 1973 se reencontrou para comemorar os 50 anos da formatura. Muitos dos ex-alunos não se viam desde aquela época e por isso o reencontro foi marcado por muita emoção. Clotilde Bernieri é uma ex-aluna dessa turma. Pioneira, numa época em que a presença feminina não era tão comum na Instituição, destaca que o sentimento é de gratidão. “Éramos apenas eu e uma outra colega mulher entre todas as turmas. E sempre fomos tratadas com muito respeito. Nunca houve preconceito ou discriminação e a convivência era muito boa. Sou muito grata pelas amizades que fiz, pelo aprendizado e por tantas experiências e oportunidades que a Instituição proporcionou”, aponta.

Nas falas de ex-alunos, a qualidade do ensino e as oportunidades oferecidas pela Instituição foram destaque. O ex-aluno Junior Edson Colla, servidor da Embrapa Trigo de Passo Fundo, destaca a qualidade dos estudantes que passam pela Instituição. “Na Embrapa recebemos muitos estudantes do Campus para estágio e sempre nos impressionamos com a qualidade técnica deles”, aponta.

A programação encerrou com um almoço no salão da comunidade de Engenheiro Luiz Englert.

 

Homenageados

Adilar Chaves

Ex-aluno da Instituição, foi professor de ensino básico, técnico e tecnológico. Licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), Mestre em Agronomia pela Universidade de Passo fundo (2003) e Doutor em Agronomia – área de produção vegetal pela Universidade de Passo Fundo (2012). Atuou em diversas coordenações e comissões. Foi um dos organizadores dos primeiros encontros de ex-alunos e ex-servidores. Ingressou no Campus em 01/03/1985 e se aposentou 26/09/2019. Residente em Passo Fundo.

 

Aldo Antonio Gatti

Auxiliar de Agropecuária, deu suporte a diversas atividades da área, atuando em várias coordenações. A última unidade de ensino, pesquisa e produção em que atuou foi a de Zootecnia I que compreende o setor de Avicultura. Ingressou no Campus em 05/08/1996 e se aposentou em 25/06/2019. Residente no município de Sertão.

 

Débora Della Vechia 

Assistente de alunos. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade de Passo Fundo (2010). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Ingressou no Campus em 18/11/2010, permanecendo até 01/03/2023. Residente em Getúlio Vargas.

 

Eidi Alfredo Denti 

Professor de ensino básico, técnico e tecnológico. Graduado em Agronomia (1983) e em Formação de Professores de Disciplinas Específicas pela Universidade de Passo Fundo (1994), Mestre em Agronomia também pela Universidade de Passo Fundo (2000). Atuou em diversas coordenações e comissões e permaneceu muitos anos responsável pela unidade de Olericultura. Foi um dos organizadores dos primeiros encontros de ex-alunos e ex-servidores. Ingressou no Campus em 02/05/1996 e se aposentou em 28/07/2022. Residente em Passo Fundo.

 

Ivete Scariot

Professora de ensino básico, técnico e tecnológico. Graduada em Língua Portuguesa/ Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade de Passo Fundo (1982), Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). Atuou em diversas coordenações e comissões e mais recentemente foi coordenadora do curso Técnico em Comércio na modalidade Proeja. Ingressou no Campus em 22/12/2004 e se aposentou em 29/03/2022. Residente em Passo Fundo.

 

Loduvino Consalter Beltrame

Professor de ensino básico, técnico e tecnológico com graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestrado na Escola superior de agricultura “Luiz de Queiroz” pela Universidade de São Paulo. Atuou em diversas coordenações e comissões e permaneceu por muitos anos responsável pela unidade de Agroindústria. Ingressou no Campus em 04/08/1997 e se aposentou em 26/06/2019. Residente em Santa Maria.

 

Pedro Aroldo Flores    

Técnico em Contabilidade com curso superior. Trabalhou na área administrativa e, mais recentemente, encerrou suas atividades prestando serviços à advocacia geral da união. Ingressou no Campus em 17/03/2004 e se aposentou em 26/09/2019.

 

Viviane Silva Ramos  

Professora de ensino básico, técnico e tecnológico, graduada em Licenciatura em Ciências pela Fundação Educacional de Alegrete (1986) e em Licenciatura em Matemática pela Fundação Educacional de Alegrete (1987). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (2017). Foi Diretora-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão no período de 2008 a 2011 e Pró-reitora de Extensão do IFRS de 2011 a 2018. Ingressou no Campus em 14/04/1997 e se aposentou em 29/07/2019, residente em Passo Fundo.

 

Alumni

Com a institucionalização do Programa de Acompanhamento de Egressos, surgiu a necessidade do IFRS se conectar com seus ex-alunos. Assim, surgiu o site Alumni IFRS, espaço virtual para troca de experiências e de oportunidades.

O intuito é incentivar os ex-alunos da instituição a compartilhar vivências, estabelecer relacionamentos, promover parcerias e oportunizar desenvolvimento pessoal e profissional. Com esse propósito, é oferecido aos integrantes que se cadastrarem, acesso a diferentes experiências educacionais e profissionais. No Alumni IFRS, os ex-alunos encontram notícias e conteúdos relevantes, bem como o calendário de eventos do Programa.

Por meio do Alumni IFRS, a instituição quer reunir dados importantes sobre as contribuições profissionais de nossos ex-alunos para a sociedade. Essas informações ajudam a aprimorar os cursos, os campi e a instituição.

Para integrar a plataforma, basta que os ex-alunos do IFRS, de todas as modalidades e de todos os campi,  se cadastrem preenchendo o formulário divulgado no site. É muito importante que os inscritos mantenham seus dados profissionais e de contato atualizados.

 

Fim do conteúdo