Início do conteúdo

Oportunidade de estudar no IFRS neste primeiro semestre: Inscrições para vagas não preenchidas em cursos técnicos e superiores gratuitos


São mais de 1.100 vagas nos 17 campi do IFRS. Os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para participar. Inscrições até 10 de fevereiro.

Estão abertas, das 14h desta quarta-feira, 04, até terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, as inscrições para o processo seletivo de ocupação de vagas não preenchidas em cursos técnicos e superiores de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), com ingresso no primeiro semestre de 2026. Os cursos são gratuitos e não há cobrança de taxa de inscrição neste processo seletivo.

As vagas são para os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Inscrições e seleção

As inscrições devem ser realizadas pelo site ingresso.ifrs.edu.br, com uso de login e senha da conta Gov.br. É necessário enviar a documentação solicitada no Edital nº 03/2026.

A seleção será realizada pela ordem de inscrição, respeitando-se as cotas e as regras estabelecidas no edital.

Para os cursos superiores de graduação, a seleção também será pela ordem de inscrição, porém é necessário ter realizado algum exame de seleção do IFRS a partir do Processo Seletivo 2019/1, sem ter sido eliminado, ou ter participado de uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2015, sem nota zero em nenhuma das provas, inclusive a redação. Não são consideradas notas do Enem realizadas na condição de treineiro. As notas do Exame de Seleção ou do Enem não são utilizadas para fins de classificação, sendo observados apenas os critérios definidos em edital.

Cursos e Vagas 

Ao todo, são 1.170 vagas, distribuídas entre os 17 campi do IFRS. Desse total, 422 vagas são destinadas a cursos técnicos subsequentes ao ensino médio (voltados a quem já concluiu ou está concluindo o ensino Médio), 43 vagas para cursos técnicos concomitantes ao ensino médio (realizados ao mesmo tempo em que o estudante cursa o ensino médio em outra instituição de ensino), 127 vagas a cursos técnicos integrados ao ensino médio na Educação de Jovens e Adultos – EJA (modalidade destinada a pessoas com 18 anos ou mais que não concluíram o ensino médio) e 578 vagas a cursos superiores de graduação (para quem tem ensino médio completo).

Cursos oferecidos no Campus Sertão

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO – EJA
Noite | 3 anos | Requisito: ensino fundamental completo

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO
Manhã e tarde | 1 ano + estágio | Requisito: ensino médio completo

BACHARELADO EM ZOOTECNIA
Manhã e tarde | 5 anos + estágio | Requisito: ensino médio completo

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Manhã | 4 anos + estágio | Requisito: ensino médio completo

TECNOLOGIA EM GESTÃO DO AGRONEGÓCIO
Noite + carga horária EaD | 3 anos e meio + estágio | Requisito: ensino médio completo

Confira o cronograma 

04 a 10/02/2026 – Inscrições e envio da documentação de matrícula, conforme o Anexo VIII do edital.
11/02/2026 – Publicação da convocação para verificação étnico-racial (heteroidentificação) de pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas).
12/02/2026 – Realização das comissões de heteroidentificação, conforme data, horário e local informados na convocação.
13/02/2026 – Publicação do resultado preliminar das comissões de heteroidentificação.
14 a 17/02/2026 – Período para interposição de recursos contra o resultado preliminar das comissões de heteroidentificação, por meio do sistema de Pré-Matrícula.
19/02/2026 – Publicação do resultado final das comissões de heteroidentificação.
Até 27/02/2026 – Publicação do resultado final da matrícula.

Fim do conteúdo