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Nova diretoria da Coopera toma posse para gestão 2025-2026


Foi empossada, no dia 03 de julho de 2025, a nova gestão da Cooperativa-Escola dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão (Coopera). A eleição ocorreu no dia 26 de junho. A nova diretoria exercerá mandato de um ano, de 1º de julho de 2025 até 30 de junho de 2026.

A transição entre as gestões foi oficializada numa reunião no dia 03/07 com os membros da gestão 2024/2025 e os novos membros que assumem o próximo mandato. O professor orientador da Coopera, Leandro Friedrich, agradeceu o trabalho realizado pela equipe que encerra seu mandato e deu as boas vindas aos novos membros da diretoria. Além de marcar a posse da nova gestão, a reunião também tratou de um ponto fundamental: os papeis e as responsabilidades de cada cargo. O coordenador apresentou as informações principais sobre o funcionamento da cooperativa, evidenciando o estatuto e suas implicações legais. Também destacou o papel do coordenador de “aconselhar e dar suporte ao trabalho da gestão”. “Não vou dizer que será fácil, é bastante desafiador, mas certamente será uma experiência de muito aprendizado”, disse.

A gestão eleita tem a seguinte composição:

Conselho de Administração

Diretor-Presidente Fermino C. Graboski
Vice-presidente Caroline M. Corbari
Secretária-Geral Évelyn Vianna Linke
Diretor Administrativo e Financeiro Gustavo F. de Oliveira
Diretora de Comunicação Pamela Uberti
Diretor de Eventos e Divulgação Danilo Zanatta
Diretor de Cultura e Meio Ambiente Roberto Saggin Visoto
1ª Suplente:  Letícia Franco Hochmann
2ª Suplente: Isabel Maria da Rosa
3ª Suplente: Regina de Lima Barbosa

Conselho Fiscal

1ª Fiscal Munique Eduarda Mattia Lorenzzetti
2º Fiscal Alexandre Giu Binotto
3° Fiscal Matheus Buffon Zamarchi
1ª Suplente Isabela Figueira dos Santos
2ª Suplente Maria Eduarda de Oliveira Becker
3° Suplente Jean Vitor Girardelo Bedin
  •  O professor orientador é Leandro Friedrich e a professora amiga da Coopera é Taís Letícia Bernardi.
Cooperativas e educação: tradição e prática na formação agropecuária

O papel da cooperativa-escola na cultura da cooperação no campo foi destaque na fala do professor amigo da Coopera na gestão 2024/2025, João Carlos Ruszczyk. “As cooperativas são associações de pessoas que se unem para alcançar objetivos em comum: melhorar a renda, compartilhar recursos ou fortalecer suas atividades. Elas funcionam com base na ajuda mútua. E é desafiador trabalhar com o princípio da autogestão numa sociedade cada vez mais individual”, comentou.

Segundo o professor, a história do cooperativismo começou em 1844, na Inglaterra, com um grupo de trabalhadores que criaram uma cooperativa para garantir alimentos de qualidade a preços justos. Essa iniciativa inspirou o movimento cooperativo em todo o mundo. No Brasil, as primeiras cooperativas surgiram no final do século XIX. Hoje, o cooperativismo rural tem um papel fundamental na organização da agricultura familiar. Ele ajuda pequenos produtores a ter acesso a crédito, insumos, tecnologias e mercados, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável e a permanência das famílias no campo.

“Nesse cenário, ganham destaque as cooperativas-escola, presentes em escolas técnicas e institutos federais, especialmente os que atuam com ensino agropecuário. Esses espaços permitem que os estudantes aprendam na prática como funciona uma cooperativa: desde o cuidado com a produção até a gestão financeira e a tomada de decisões coletivas”, expôs.

Por meio da cooperativa-escola, os alunos desenvolvem habilidades técnicas e valores como responsabilidade, trabalho em equipe e solidariedade. É uma forma de integrar teoria e prática, preparar os jovens para o mundo do trabalho e estimular o protagonismo no meio rural.

A primeira mulher presidente da Coopera

A gestão 2024/2025 fez história ao contar com uma mulher no cargo de presidente. Manuella dos Santos Villanova já fazia parte da diretoria na gestão anterior e foi essa experiência que a encorajou para assumir o desafio. “É uma honra ter sido a primeira mulher presidente da Coopera. Quando me disponibilizei para estar à frente da chapa na eleição, ainda não tinha a noção de que poderia entrar para a história”, conta.

E se os desafios de presidir uma cooperativa-escola já são muitos, para uma mulher foram ainda em maior número. “Sempre tem aquela situação chata de não ser ouvida e até de ser descreditada”, revela. Embora tenha enfrentado essas situações, Manuella diz que procurou não se abater e focar nas suas responsabilidades enquanto gestora. “Aprendi a conquistar meu espaço, a ir de cara nas situações, consciente de que eu posso”, menciona.

Para ela, a principal dificuldade foi aprender a separar o lado profissional e as amizades. “Aprendi que precisa ter muito jogo de cintura e deixar os problemas pessoais para o lado de fora da porta. Teve muito stress, mas também teve muito aprendizado”, destaca.

“A gente cria um carinho muito grande pelas pessoas, pelo espaço, pela entidade. A Coopera é minha casa e quem frequenta o espaço acabou virando minha família. Minha passagem pela gestão vai ficar marcada para sempre na minha história”, diz. O recado que Manuella deixa é para que os estudantes aproveitem o espaço da Coopera: “é o lugar de todos”.

O que esperar da nova gestão

Para o novo presidente da Coopera, o acadêmico do 7º semestre do curso de Zootecnia, Fermino C. Graboski, o diferencial da sua gestão é que ela é formada por pessoas que vivem o dia a dia da cooperativa, conhecem seus desafios. “Foi isso que me motivou a organizar uma chapa com pessoas que conheço, tenho amizade e sei que querem o melhor para a Coopera”, ressalta.

Entre as propostas da nova gestão, está a oferta de mais lanches, com opções saudáveis e que atendam restrições alimentares e intolerâncias. A ideia é ampliar o cardápio, mas sempre pensando na saúde dos estudantes. A questão do preço também é uma preocupação: mesmo com a alta dos custos, a gestão quer trabalhar para viabilizar valores acessíveis para os produtos da cantina, como lanches e café.

Outra frente importante é o incentivo a projetos pedagógicos que sejam inclusivos e respeitem o ritmo dos alunos. Além disso, a chapa propõe a aquisição de novas impressoras, sem deixar de lado a manutenção das que já existem.

Com foco na convivência e no bem-estar, as propostas incluem aumentar a frequência de eventos, como esportes e jogos de cartas. A ideia, ainda, é repaginar o ambiente, tornando o espaço mais confortável, funcional e acolhedor para todos.

Está previsto, também, um novo espaço ao ar livre, onde será possível curtir eventos e momentos de lazer. “Queremos que a Coopera seja como a casa dos estudantes. Que seja um espaço de convivência acolhedor, que reúna novos estudantes e egressos que já passaram por aqui e retornam para nos visitar”, evidencia.

A Coopera

Fundada em 1972 como Cooperativa Escolar do Colégio Agrícola de Sertão (CECAS), a Coopera atua há mais de 50 anos com foco na educação para a cooperação e na defesa socioeconômica de seus associados, conforme seu estatuto. As atividades da cooperativa abrangem serviços como reprografia, lancheria e apoio à compra de materiais didáticos, além de fomentar eventos e projetos pedagógicos por meio das sobras financeiras.

A Coopera conta com um espaço físico amplo e estruturado no Campus Sertão, e é reconhecida como ponto de encontro e convivência entre estudantes e servidores. O horário de atendimento da cooperativa abrange os três turnos de segunda a sexta-feira, além dos sábados letivos.

Membros da gestão que encerra seu mandato em 2025 e novos membros empossados

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