NEPGS realiza novo levantamento do Projeto Dignidade Menstrual

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do Campus Sertão está realizando um novo levantamento sobre interessados em ser atendidos pelo Projeto Dignidade Menstrual do IFRS.  O levantamento servirá para mapear a demanda e organizar a distribuição de absorventes descartáveis no Campus. Estudantes de todos os cursos podem preencher o formulário.

Interessados devem responder o formulário on-line https://forms.gle/bBGZ86zXk6YLVMTy5  até o dia 31/05/2023 e aguardar as próximas instruções. A entrega dos absorventes contará com discrição e será feita por servidoras mulheres.

Sobre o projeto

Pensando nos riscos físicos e emocionais que a pobreza menstrual pode acarretar, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) desenvolveu o Projeto Dignidade Menstrual. O objetivo é promover a distribuição gratuita de absorventes higiênicos descartáveis e coletores reutilizáveis para estudantes que necessitam, dos 17 campi da instituição.

Poderão receber os itens estudantes (mulheres, homens transgênero, pessoas não binárias e pessoas intersexo) em situação de vulnerabilidade social. Está prevista ainda a realização de atividades educativas relacionadas ao corpo, à sexualidade e à reprodução para toda a comunidade acadêmica.

O projeto foi publicado no formato de Instrução Normativa 01 em maio de 2022. As despesas decorrentes da aquisição dos materiais ocorrerão por conta do orçamento da Reitoria.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) em parceria com a Assessoria de Gênero e Sexualidade do IFRS e conta com a participação dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), Núcleos de Ações Afirmativas (NAAF), Direções de Ensino e equipes de Assistência Estudantil dos campi.

Saiba mais sobre o tema

A higiene menstrual é um direito humano reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2014. No Brasil, foi promulgada a Lei 14.214/21, que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A norma determina que estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias recebam, de forma gratuita, absorventes para sua higiene pessoal. No entanto, ainda não foi divulgada a data de início da distribuição pelo SUS.

Na galeria, compartilhamos o material elaborado em 2022 pelos bolsistas do Projeto “Eventos de Sensibilização: Inclusão e Diversidade no IFRS- Campus Sertão” sobre o tema.

Para acompanhar as atividades do NEPGS, siga o Instagram @nepgs_sertao