NEABI realiza acolhida especial aos estudantes indígenas

No dia 27 de fevereiro de 2020, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) promoveu uma roda de conversa com as lideranças das comunidades e os estudantes indígenas do Campus.

A proposta foi de realizar uma acolhida diferenciada, focada na origem étnica dos discentes (Guaranis e Kaingangs). A roda de conversa possibilitou que os estudantes se conhecessem, o esclarecimento de dúvidas, orientações quanto à direitos e deveres enquanto estudantes e  informações sobre as atividades do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

As lideranças indígenas, de maneira geral, falaram da importância e da seriedade com que a Direção, Professores e Técnico-administrativos vêm tratando destas questões e agradeceram todas as iniciativas no sentido de proporcionar o ingresso, a permanência e o êxito destes estudantes.

Darci Emiliano, indígena e servidor do Campus, destacou que “Sabidamente parte importante da população brasileira vinha sendo excluída de espaços como o da Educação em seus níveis mais avançados, diante desta conquista de políticas públicas é necessário que se façam diálogos constantes na manutenção e fortalecimento destes”.

Atualmente, o Campus conta com cerca de 30 estudantes indígenas, divididos nos cursos: Proeja, Técnicos e Superiores.

Sobre o NEABI: O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas é um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa. Saiba mais AQUI