Laboratório de Bioquímica Profª Drª Rosilene Rodrigues Kaizer Perin

Na manhã de ontem, 05 de outubro de 2021, ocorreu o descerramento da placa em homenagem à professora Rosilene Rodrigues Kaizer Perin.

Na oportunidade, seu esposo, Gismael Francisco Perin, filho e primas, vieram ao Campus participar do ato que, conforme registrado por Gismael, parece pequeno, mas é muito representativo, pois registra a passagem e a contribuição da Rosi para o Campus Sertão.

O Laboratório de Bioquímica Profª Drª Rosilene Rodrigues Kaizer Perin é uma homenagem póstuma para a Professora Rosilene de iniciativa de toda a comunidade do IFRS – Campus Sertão.

Breve Histórico:

A professora Rosilene nasceu em Caçapava do Sul/RS em 19 de maio de 1981. Em 2000, iniciou a graduação na primeira turma de Bacharelado em Biologia da UFSM em Santa Maria/RS. Desde o início do curso foi bolsista de iniciação científica na área de Bioquímica, onde desenvolveu toda sua formação superior. Graduou-se em Biologia em 2004 e no mesmo ano já iniciou o Mestrado em Bioquímica Toxicológica, na mesma instituição.

Devido ao seu excelente desempenho acadêmico, com várias publicações de relevante impacto científico, foi convidada a migrar diretamente para o Doutorado, concluindo-o em 2008. Neste mesmo ano fez um Pós-Doutorado na mesma área de Bioquímica Toxicológica, finalizando assim sua formação acadêmica com 27 anos.

Em 2009, foi aprovada em concurso público para ser professora do Instituto Federal Catarinense, para atuar no Campus Sombrio/SC. Em meados de 2011, foi redistribuída para o IFRS – Campus Sertão/RS. Desde então, atuou com muito amor, competência e carisma como professora na área de Bioquímica em diferentes cursos de graduação do Campus. Também fez parte da criação do curso de Biologia, atuando na coordenação.

Entretanto, sua maior paixão profissional era a pesquisa científica, trabalhando em experimentos científicos, escrevendo artigos, e na gestão, como diretora de pesquisa do Campus. Desde que iniciou seu trabalho no Campus Sertão, desejava muito montar um laboratório de excelência, com um espaço adequado e com equipamentos de elevado padrão, para que ela e seus bolsistas de iniciação científica pudessem realizar experimentos em bioquímica de alto impacto. Ao longo da vida acadêmica, publicou mais de 40 artigos científicos.

No auge de sua vida profissional, reconhecida pelos estudantes e pelos colegas como uma excelente professora e um exemplo de pesquisadora, partiu deste mundo em 07 de outubro de 2020, deixando saudades e marcando na vida dos que ficaram, um exemplo de pessoa que trabalhava com muita intensidade na docência e na pesquisa, sempre com o sorriso no rosto.