IFRS completa 13 anos promovendo educação e desenvolvimento em diferentes regiões do Estado

Neste dia 29 de dezembro de 2021, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e os demais Institutos Federais estão completando 13 anos!

Em 2008, nesta mesma data, foi promulgada a Lei Federal nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país. Surgia uma nova institucionalidade que, no entanto, estava ancorada em décadas de história e de transformação de realidades proporcionadas por muitas mentes, mãos e corações de quem já fazia parte das escolas técnicas que deram forma ao IFRS e aos demais IFs.

Hoje, o IFRS segue fazendo a diferença na vida de pessoas e das localidades onde está presente. Oferta ensino gratuito em 16 municípios gaúchos. São cursos de nível médio, superiores, de formação continuada e de extensão, que buscam fornecer educação humanizada, crítica e cidadã.

O IFRS tem aproximadamente 22 mil estudantes e mais de 200 opções de cursos regulares (confira aqui). São também mais de 2 mil servidores (professores e técnicos-administrativos) – conheça a atuação dos servidores do IFRS e projetos desenvolvidos na instituição no Portal Integra. Além dos cursos regulares, o IFRS tem cursos de formação a distância (EaD). São mais 150 cursos EaD gratuitos (para mais informações, acesse).

Destaques conquistados

O IFRS possui conceito 4 (quatro) no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala crescente que vai até cinco, conforme dados divulgados em abril de 2021 pelo Ministério da Educação (MEC). Esse é um dos indicadores de qualidade da educação superior (saiba mais).

O Instituto também está classificado entre as melhores universidades do mundo no ranking do Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR). No ano de 2021, conquistou pela terceira vez consecutiva colocação nesta listagem que contempla instituições do mundo inteiro (saiba mais).

> Parte da história institucional pode ser conhecida no portal do Núcleo de Memória IFRS.

Sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: A Rede Federal se configura hoje como importante estrutura de acesso à educação de qualidade e gratuita, à formação integral e às conquistas científicas e tecnológicas. De acordo com dados da Plataforma Nilo Peçanha, atualmente a Rede é composta por 654 unidades de ensino, sendo que 600 são dos Institutos Federais. Saiba mais no site do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif