Início do conteúdo

Estude no IFRS ainda neste primeiro semestre: inscrições para vagas não preenchidas


Se você tem interesse em estudar ainda neste primeiro semestre no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), esteja atento a esta oportunidade. A partir de segunda-feira, 06 de março de 2023, estarão abertas as inscrições para vagas que não foram preenchidas em cursos técnicos e superiores de graduação presenciais em 13 campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rolante e Sertão. A lista de cursos e mais informações serão publicadas no dia 06 de março.

Não será cobrada taxa de inscrição. A ocupação das vagas será por ordem de inscrição e para realizá-la o candidato precisará enviar, pelo sistema eletrônico, a documentação necessária (que será informada no edital e deverá ser digitalizada – é possível fazer uma foto ou digitalizar em pdf os documentos necessários).

 

Sobre a inscrição

⚠️ As inscrições serão realizadas das 14h do dia 06 de março de 2023 às 23h59min do dia 12 de março de 2023, exclusivamente via internet, pelo botão de Inscrições que será disponibilizado no site ingresso.ifrs.edu.br/2023. 

Será necessário o login e a senha de acesso à conta do gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos. Caso ainda não tenha cadastro no portal, o interessado pode já criar a sua conta (clique aqui para saber como criar conta no site Gov.br).

 

Para se inscrever em cursos superiores de graduação

Para se inscrever a uma vaga de curso superior de graduação, o candidato deverá:

  • Já ter realizado um exame de seleção para curso superior de graduação do IFRS (prova do IFRS) desde o Processo Seletivo 2015/1 até o de 2023 e não ter zerado a redação; ou
  • Ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2015 e não ter zerado a redação (não serão consideradas notas do Enem realizado como treineiros).

É importante esclarecer que as notas (da prova própria do IFRS ou do Enem) não serão utilizadas para fins de classificação. A classificação será por ordem de realização da inscrição. No entanto, é necessário ter feito uma das seleções sem ter zerado a redação.

 

Atenção

⚠️ O documento (edital) com todas as informações sobre a inscrição para as vagas não preenchidas, a lista de cursos e vagas e a documentação necessária será publicado na segunda-feira, 06 de março de 2023, no site ingresso.ifrs.edu.br/2023.

⚠️ Para saber mais, continue acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br/2023.

 

Fim do conteúdo