Início do conteúdo

Estudantes do Campus podem se candidatar à gestão da COOPERA 2026/2027


Estão abertas as inscrições para estudantes interessados em participar da gestão da Cooperativa Escola dos Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (COOPERA) do Campus Sertão. O processo eleitoral vai definir os integrantes do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal para o período 2026/2027.

De acordo com o edital, as inscrições de chapas e candidaturas ocorrem de 4 a 11 de maio de 2026, diretamente na sede da COOPERA, em horários específicos: das 8h às 12h (de segunda a sexta-feira) e das 18h às 21h (de segunda a quinta-feira).

Podem participar estudantes regularmente matriculados, com idade mínima de 18 anos (ou a partir de 16 anos, desde que emancipados), que não concluam o curso ou se afastem para estágio externo durante o período do mandato.

As candidaturas para o Conselho de Administração devem ser organizadas em chapas, contemplando cargos como diretor(a)-presidente, vice-presidente, secretário(a)-geral, diretorias e suplências. Já para o Conselho Fiscal, as inscrições são individuais.

A eleição será realizada no dia 26 de maio de 2026, às 15h, no Auditório Central do campus, durante assembleia geral ordinária. O voto será secreto e direto, sendo eleitos os candidatos que obtiverem a maioria simples dos votos dos cooperados presentes.

O resultado final será divulgado até o dia 28 de maio, e a nova gestão assume oficialmente em 1º de julho de 2026, com mandato até 30 de junho de 2027. O mês de junho será destinado ao período de transição.

Mais informações, incluindo a documentação necessária para inscrição, podem ser consultadas no edital completo: Edital n° 02 de 30 de Abril de 2026 – Inscrição para Gestão da Coopera 2026/2027

 

Fim do conteúdo