Cooperativismo
Estudantes do Campus devem eleger nova gestão da Coopera em junho
A Cooperativa Escola dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão, a COOPERA, abriu o processo eleitoral para escolha da nova gestão 2025/2026. A eleição ocorrerá no dia 26 de junho, durante assembleia geral ordinária no Auditório Central, das 17h às 19h30 (conforme edital de convocação).
De acordo com o Edital nº 02/2025, o período de inscrições das chapas para o Conselho de Administração e dos candidatos ao Conselho Fiscal será de 3 a 10 de junho. Os interessados devem entregar a documentação completa na sede da COOPERA, das 8h às 12h ou das 18h às 21h.
Documentos necessários para a inscrição:
- Solicitação de Registro de Inscrição de Chapas e Candidatos (Anexo I do Edital N° 02/2025);
- Relação nominal dos candidatos, com respectivo número de inscrição na COOPERA e designados os respectivos cargos (Anexo I do Edital Nº 02/2025);
- Para inscrição no Conselho Fiscal, apresentar o Anexo II do Edital N° 02/2025;
- Declaração de que não é parente, até o segundo grau em linha reta ou colateral, de quaisquer dos outros componentes dos órgãos sociais da COOPERA (Anexo III do Edital N° 02/2025);
- Comprovante de que é aluno regular e frequente (declaração da secretaria do curso);
- Comprovante de que não vai integralizar o curso e não fará estágio externo durante o mandato (declaração da secretaria do curso);
- Fotocópia de documento oficial com foto (RG, CNH ou CTPS);
- Comprovante de emancipação (para menores de 18 anos e maiores de 16 anos).
A homologação das candidaturas ocorrerá em 11 de junho e a apresentação das chapas está prevista para o dia 13 do mesmo mês.
A votação será secreta, por meio de cédula única. No caso de haver apenas uma chapa concorrente, será adotado o sistema de aclamação. O mandato da nova gestão inicia no dia 1º de julho de 2025 e segue até 30 de junho de 2026.