Destaque
Equipe do Técnico em Agropecuária do Campus se classifica para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Agropecuária
A equipe formada pelos estudantes Amanda Zanotto Mattiuz, Giovana Parizotto Viapiana, Guilherme Luiz Antoniolli, do segundo ano curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, orientada pela professora Noryam Bervian Bispo, está entre as 40 melhores do país classificadas para a segunda fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A competição, promovida pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, reuniu quase 2 mil equipes inscritas de todo o Brasil na fase inicial, realizada de forma virtual.
Agora, os estudantes se preparam para encarar a etapa presencial, que acontecerá de 12 a 15 de agosto, nos campi do IF Baiano – Senhor do Bonfim e do IF Sertão Pernambucano, em Petrolina (PE). Durante a competição, os participantes realizarão provas teóricas e práticas, envolvendo habilidades essenciais para a formação na área.
Para chegar prontos à disputa, os alunos estão intensificando os treinamentos nos setores do campus. Nas últimas semanas, eles participaram de práticas de inseminação artificial, regulagem de máquinas agrícolas, irrigação, preparo de calda bordalesa e de pulverização, além de coleta de amostras de solo.
A programação da fase presencial da OBAP prevê, no dia 12 de agosto, a chegada das equipes ao IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim, credenciamento, jantar e cerimônia de abertura, com sorteio das provas práticas. No dia 13, acontecem as provas teóricas e práticas. Já no dia 14, as equipes seguem para Petrolina para visita técnica ao IFSertãoPE, premiação e encerramento das atividades no dia 15.
Destinada a estudantes de cursos do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais, como Técnico em Agropecuária, Agroecologia, Meio Ambiente, Agronegócio e Alimentos, a OBAP estimula o interesse dos jovens por carreiras técnico-científicas. Desde sua criação, em 2011, mais de 17 mil estudantes já participaram da competição, que tem como objetivo incentivar a iniciação científica, a integração entre escolas e a melhoria do ensino público na área agropecuária.