Educomunicação: pouco investimento e muita criatividade

Por Tiago Ferreira

As limitações de orçamento não impediram a equipe do Projeto Conexão de abusar da criatividade para viabilizar a infraestrutura de captação, edição e finalização de áudio capaz de entregar produtos radiofônicos com qualidade bastante razoável. Assim, naturalmente o projeto da rádio educativa passou a se articular com outras ações no campo da Educomunicação e da Criatividade.

Espaço Físico

O início do Projeto Conexão coincidiu com a liberação de um amplo espaço físico no Campus após a reorganização das salas de aula dos cursos superiores em novos prédios construídos para esse fim. Possibilidades que uma escola histórica, como é o caso da nossa instituição que no ano de 2017 completou 60 anos, nos propicia.

Aparentemente essa oportunidade foi muito bem aproveitada, não só pela Rádio Conexão mas simultaneamente pelo Núcleo de Música,  por iniciativas de professoras da área de linguagens, pelas disciplinas de Artes Visuais e por um Memorial do Campus Sertão.

A construção datada de 1938, da então EMBRAPA, dialoga com a intenção das atividades ligadas à produção artística, à comunicação e à criatividade. Hoje esse ambiente se consolida  como um Setor de Artes e Cultura.

Hardware

Tal qual o acontecido no caso do espaço físico, grande parte dos equipamentos técnicos usados na rádio vieram a partir de reaproveitamento. Assim foi o caso dos computadores, que foram remanejados de laboratórios de informática após sua atualização.

A partir daí, com um pouco de união, empréstimos pessoais e de novo muita criatividade foi possível organizar o estúdio de gravações incluindo uma estação de trabalho em áudio equipada com uma placa de som modesta, porém funcional e espaços extras para tarefas de produção e edição que consolidaram a ação de Educomunicação.

Do mesmo modo, o hardware do servidor que hospeda o serviço de streamming da rádio também é um modesto computador pessoal rodando (com sobra de capacidade) a plataforma de automação, sobre um sistema operacional baseado em Linux.

Software

Uma eventual limitação causada por falta de dinheiro para compra de licenças de software foi facilmente contornada quando o projeto fez a opção por utilizar essencialmente softwares livres. Tanto a plataforma de automação de rádio Airtime quanto o software de edição de áudio Ardour são open source disponibilizados gratuitamente.

A opção pelo sistema operacional Ubuntu Studio, preparado para produção audiovisual também tornou viável a utilização de computadores pessoais modestos já que o sistema operacional baseado em Linux garante performance mesmo com poucos recursos de processamento.

Educomunicação e Criatividade

A ação educomunicativa do Campus atualmente faz jus ao nome Conexão na medida em que “conecta” diferentes iniciativas vinculadas ao uso da comunicação na educação, seja no campo das linguagens, na alfabetização para as mídias ou nas práticas pedagógicas que desenvolvem competências criativas, como é o caso da música e das artes visuais.

Finalmente, o projeto Conexão tem provado que criatividade, comprometimento e força de vontade superam os desafios orçamentários no ponto de partida para iniciativas inovadoras no âmbito escolar. Aliás, essa sempre foi uma das apostas do projeto: efetuar um estudo de caso para especificação de um modelo viável de ação de educomunicação com foco na realidade orçamentária das escolas públicas brasileiras.

Diante disso, o case da Rádio Conexão é um exemplo na medida em que o investimento extra já executado nos três anos do projeto não ultrapassa R$ 1.000,00 (mil reais). Sendo que, nesse valor, constam equipamentos (placa de som USB, microfones, amplificadores, etc) utilizados em outras iniciativas.