Inclusão
Alfamãosear em Libras: coordenado por docente do Campus em parceira com a Apas, curso de extensão aborda educação bilíngue para surdos na Escola Municipal Notre Dame de Passo Fundo
No último sábado, 12 de abril, das 9h às 11h30, a docente do Campus Andréia Mendiola Marcon ministrou o curso de Extensão Alfamãosear em Libras, integrando vivências e emancipando conhecimentos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Notre Dame de Passo Fundo. A atividade fez parte do evento Dia da Família na Escola. O curso teve a finalidade de promover a valorização da educação bilíngue para surdos e contou com a participação ativa da comunidade surda, escolar e familiar.
A primeira edição do curso de extensão em Libras é fruto de uma parceria entre o Campus Sertão e a Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS) de Passo Fundo. De acordo com a professora Andréia Mendiola Marcon, o principal objetivo foi compartilhar com os presentes informações e reflexões sobre abordagens metodológicas, materiais didáticos bilíngues, jogos educativos, e práticas que auxiliam na formação de professores bilíngues comprometidos com a educação de estudantes surdos.
O curso surgiu a partir de vivências reais de professores surdos e ouvintes que, em suas práticas pedagógicas com alunos surdos, identificaram a necessidade urgente de formação que respeite e atenda às especificidades culturais e linguísticas desses educandos.
“Mais do que uma conclusão de etapa formativa, a Mostra simbolizou um conjunto de mãos unidas na construção de pontes para a inclusão, promovendo o respeito à diversidade linguística e a valorização da Libras como ferramenta de ensino e expressão”, destaca .
A docente agradece à presidente da APAS, Ieda de Fátima da Rosa Costa, à comunidade surda de Passo Fundo, às alunas do curso, às professoras Najara Mrus, Marinês Dors e Tatiana Gonçalves, à diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Notre Dame, Gislene Garcia e ao coordenador do Departamento de Extensão do Campus Dagmar Pedro Tamanho.
Mas o que é “alfamãosear”?
O termo alfamãosear é um conceito criado em 2023 para descrever o processo de alfabetização de crianças surdas, considerando suas especificidades linguísticas, corporais e sensoriais. De acordo com a professora Andréia Mendiola Marcon, a palavra reúne três elementos-chave:
- Alfa, de alfabetização em Libras, reconhecendo a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua da criança surda;
- Mão, como símbolo do corpo em movimento, das mãos que sinalizam, expressam e constroem sentidos;
- Sear, derivado de “manusear”, ou seja, explorar o mundo com as mãos, experimentar e vivenciar.
Alfamãosear, portanto, significa aprender com o corpo, com os olhos e com as mãos, respeitando a visualidade e a experiência concreta da criança surda no processo de letramento e alfabetização.