Início do conteúdo

De aluno a professor: uma história que se repete no Campus


Fotos do acervo pessoal

Augusto Posser escreve o mais novo capítulo dessa história ao assumir como professor substituto nas áreas de Olericultura e Máquinas Agrícolas neste semestre

 

Já ouviu falar nas oportunidades que se abrem ao estudar no Campus Sertão? Um tio, um primo, um vizinho que estudou no Campus (seja nos tempos da antiga EAFS ou mais recentemente, após a criação dos Institutos Federais) e fez intercâmbio, conquistou uma vaga cobiçada no mercado de trabalho, teve destaque na carreira profissional. São histórias conhecidas dentro da comunidade acadêmica e até da comunidade regional. O período de estudos na Instituição marca a vida de muitos estudantes que vislumbram, inclusive, retornar como servidores. São vários casos assim, de técnicos administrativos e docentes efetivos e de servidores terceirados e professores substitutos. É o caso do atual Diretor-Geral Odair José Spenthof (ex-aluno do curso Técnico em Agropecuária e docente efetivo do Campus) e é o caso do professor substituto que acaba de assumir a vaga nas áreas de Olericultura e Máquinas Agrícolas, Augusto José Posser. Augusto é ex-aluno do curso Técnico em Agropecuária na modalidade subsequente ao Ensino Médio e ex-aluno de graduação do curso Bacharelado em Agronomia. “Quando fiz a prova de seleção para o curso técnico, em 2008, o Campus ainda se chamava EAFS e eu nem conhecia a instituição. Conheci somente no dia da prova” conta. Ele foi estudante semirresidente e estudou no Campus em 2009, realizando seu estágio em 2010 na Embrapa. “Eu era o único estudante que não morava no interior, então meus colegas me ajudaram muito, pois eu gostava da área agrícola, mas não tinha qualquer experiência”, lembra.

Fotos do acervo pessoal

Augusto foi selecionado para a primeira turma do curso de Agronomia do Campus, mas priorizou a realização do seu estágio e decidiu ingressar somente na seleção seguinte, para a segunda turma, no ano de 2011. Nos anos em que foi estudante, além de ajudar voluntariamente em várias atividades e eventos da Instituição, também participou de projetos de pesquisa e de extensão, foi representante dos discentes no Conselho de Campus e na elaboração do Regimento Interno, integrou o colegiado de Agronomia, acompanhou a visita da primeira comitiva canadense e integrou a comissão eleitoral para escolha da direção em 2011. “Integrava a Banda Marcial desde a época do Técnico em Agropecuária e também durante a graduação. Foi marcante ter participado do Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica em Florianópolis no ano de 2012 com a banda e ter tocado o Hino Nacional na abertura”, comenta.

 

Fotos do acervo pessoal

Outro evento que marcou sua história como estudante foi ter sido um dos primeiros selecionados do Campus a participar do programa Ciência sem Fronteiras do governo federal e ter realizado intercâmbio entre outubro de 2010 e setembro de 2013 na Escola Superior Agrária de Bragança em Portugal. “Uma experiência que indico para todos, não apenas pelo aprendizado na área, mas pela oportunidade de estra em contato com diferentes culturas”, opina.

 

Logo após encerrar a graduação, Augusto ingressou no Mestrado em Produção Vegetal na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O ingresso no mestrado ele atribui à participação num projeto de pesquisa sob a coordenação da professora Maria Tereza Bolzon Soster em parceria com a Embrapa Trigo para melhoramento de trigo e triticale, cujas análises de pólen eram feitas por ele e pela professora no Campus.

A experiência como docente veio após a realização do mestrado. Augusto deu aulas em outras universidades e mais recentemente estava participando de um projeto pela ONG Ensina Brasil e atuando numa escola no Espírito Santo.

Quando soube da oportunidade da seleção para professor substituto, estava em férias visitando a família em Marau. “Foi uma satisfação muito grande poder fazer a seleção para professor substituto e uma alegria ainda maior ter sido selecionado”, diz, acrescentando que “o Campus tem uma estrutura que pode ser equiparada a de grandes universidades. Eu tenho muito orgulho de ter estudado aqui. Meu conselho aos estudantes e a quem tem interesse em ingressar no Campus é que aproveite todas as oportunidades oferecidas. As possibilidades são inúmeras. Desde o primeiro dia que pisei no Campus eu sabia o que queria, vim para me tornar um bom profissional e fui em busca disso. E sou grato demais aos colegas, aos professores e aos técnicos administrativos que sempre me ajudaram e tiveram paciência para ensinar o que eu não sabia”, diz.

Para quem está pensando em começar os estudos ainda neste semestre, pode se inscrever em algum curso do Campus com vagas remanescentes e, quem sabe, repetir essa história. Acesse o site ingresso.com.br/2023 e inscreva-se!

📝 Saiba mais

A ocupação das vagas será por ordem de inscrição e para realizá-la o candidato precisará enviar a documentação completa pelo sistema eletrônico até as 23h59min do dia 12 de março de 2023. O acesso ao sistema será disponibilizado na capa do site ingresso.ifrs.edu.br/2023.

Para fazer a inscrição, o candidato deverá usar o login e a senha de acesso à conta do gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos. Caso o interessado ainda não tenha cadastro no portal, pode já criar a sua conta (clique aqui para saber como criar conta no site Gov.br).

 

Cursos de graduação

Para se inscrever a uma vaga de curso superior de graduação, o candidato deverá:

  • Já ter realizado um exame de seleção para curso superior de graduação do IFRS (prova do IFRS) desde o Processo Seletivo 2015/1 até o de 2023 e não ter zerado a redação; ou
  • Ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2015 e não ter zerado a redação (não serão consideradas notas do Enem de treineiros).

É importante esclarecer que as notas (da prova própria do IFRS ou do Enem) não serão utilizadas para fins de classificação. A classificação será por ordem de realização da inscrição. No entanto, é necessário ter feito uma das seleções sem ter zerado a redação.

 Atenção

⚠️ Para saber mais, continue acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br/2023.

 

📝 Cursos que vão ofertar vagas no Campus Sertão:

Bacharelado em Zootecnia (graduação) – 11 vagas
Licenciatura em Ciências Biológicas (graduação) – 22 vagas
Técnico em Agropecuária (subsequente ao ensino médio) – 8 vagas
Técnico em Comércio (EJA) – 25 vagas
Tecnologia em Agronegócio (graduação) – 17 vagas
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (graduação) – 6 vagas
Tecnologia em Gestão Ambiental (graduação) – 19 vagas

 

Fim do conteúdo