Cooperativa de estudantes do Campus Sertão proporciona aprendizado prático na área do cooperativismo

Um laboratório técnico para aprender na prática o que é o cooperativismo. Essa é a definição da Cooperativa Escola dos Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, a Coopera, que foi fundada em 11 de abril de 1973 e passou junto à Instituição por todas as mudanças de denominação e de organização administrativa. Atualmente, são cerca de 900 estudantes associados de cursos técnicos e superiores do Campus e quatro colaboradores.

O seu objetivo de criação foi oferecer fins educativos e econômicos beneficiando os associados do antigo Colégio Agrícola, pondo em prática conhecimentos obtidos em sala de aula. A cooperativa teve como primeiro presidente João Emanuel Rodrigues.

A gestão que está encerrando seu mandato neste mês de junho de 2018 é formada pelo presidente Anderson Afonso Schmitt Paiz; vice-Presidente Rodrigo Oliveira Lamb; diretor administrativo Guido José Corazza; secretária-geral  Monalize Sabedot dos Santos; diretora de comunicação Jaiane Parizotto; diretor de eventos Felipe Ariel Biasi; diretor de meio ambiente Rafael Marchetto; 1° suplente Jordan Seibel Zago; 2° suplente João Edison Gubiani; e 3° suplente Júnior Verardi. O Conselho Fiscal é formado pelo 1° fiscal Mateus Pretto; 2° fiscal Bruno Gehring; 3° fiscal Daniél Vidal; 1° suplente Leonardo Beltrame; 2° suplente Talison Roberto Maurer; e 3° suplente Elias Dalla Corte. A Coopera conta com a atuação, ainda, dos professores orientadores Sergiomar Theisen e João Rusczyk.

Com espaço remodelado de convivência, a sede possui cozinha e bar amplos, sala de estar, pontos de acesso à internet, sala de cópias e encadernações, uma sala de reunião e uma sala para o setor administrativo, além de banheiros.

O horário de funcionamento da cantina é das 8 às 22 horas e da sala de xérox e do setor administrativo é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

A gestão atual e os associados enfrentaram uma situação de crise real: tiveram a missão de recuperar o financeiro da Cooperativa, que possuía uma dívida de R$ 74.624,00. Após uma reorganização financeira e administrativa, com a realização de campanhas, a dívida foi quitada o saldo já é positivo: cerca de R$ 10 mil.

O atual vice-presidente Rodrigo Oliveira Lamb já havia sido presidente da Coopera na gestão 2014/2015 e conta que a gestão da época encerrou o mandato sem dívidas. “Quando fiquei sabendo que após esse período a Coopera estava com dívidas, acabei me envolvendo para tentar auxiliar na abertura do processo de auditoria”, conta.

Após a auditoria foi feito processo eleitoral e Rodrigo se colocou novamente à disposição para ingressar na gestão, sob a presidência de Anderson Schmitt Paiz.

“O que passamos para recuperar o saldo devedor alto foi um aprendizado. Nos tornamos muito mais responsáveis depois dessa experiência. Enfrentamos o que muitos profissionais encontram lá fora e nós tivemos a oportunidade de vivenciar isso ainda enquanto estudantes, através da Coopera”, comenta Rodrigo. “Hoje agradeço por toda a experiência. Sempre tivemos apoio da Instituição, da associação de pais. Todos da chapa temos trabalhado voluntariamente na recuperação da Coopera”, acrescenta.

Foi nesse momento de crise que surgiu a ideia de promover um evento para a arrecadação de fundos. Hoje, o “Linguiçasso” da Coopera já chegou a sua terceira edição e continua sendo realizado com o objetivo de integrar associados e a comunidade escolar do Campus.

Conforme o presidente Anderson, “a participação de todos é importante porque a Coopera é um órgão que representa os alunos de todos os cursos”. Ele reforça o papel educacional da Coopera e relata a ideia da gestão de divulgar um edital para seleção de projetos com intuito pedagógico. “Por exemplo, alguns estudantes demonstraram interesse em desenvolver uma horta ecológica no Campus. O edital será direcionado para ideias semelhantes. Esse aluno que deseja desenvolver um projeto poderá participar da seleção e pleitear recursos para sua realização”, explica. Segundo Anderson, a Coopera pretende investir até R$ 3 mil no edital de seleção de projetos pedagógicos.

A Coopera participa de vários eventos estudantis como apoiadora e organizadora. É o caso do Dia de Campo realizado para marcar o início do ano letivo de 2018. Ou seja, a cooperativa escola oferece oportunidades reais de vivenciar o cooperativismo na prática, muito além do aprendizado na sala de aula.