Comunidade debate sobre desafios e alternativas para atividades acadêmicas na pandemia

Professores, estudantes e técnicos administrativos foram convidados a realizar reflexões sobre atividades acadêmicas não presenciais durante o período de pandemia de Covid-19, com a intenção de avaliar possibilidades e desafios.

O tema do ensino não presencial vem sendo alvo de estudos e debates no IFRS desde março, quando o calendário acadêmico foi suspenso. Um diagnóstico foi realizado com servidores e alunos sobre questões como: acesso à internet, computadores, conhecimentos de ferramentas digitais, autonomia para estudos de forma remota, condições domésticas para estudos domiciliares, entre outras. O levantamento apontou limitações para a realização de ensino remoto (confira aqui).

No entanto, como o cenário de emergência em saúde segue sem apresentar perspectiva de redução no contágio do novo coronavírus e as atividades presenciais no IFRS se mantém suspensas*, foi aprovada na última reunião extraordinária do Conselho Superior do IFRS a proposta de que cada Campi apresente estratégias pedagógicas visando manter o vínculo com o máximo de estudantes possível. Posteriormente, as estratégias apresentadas nortearão a elaboração da normativa que regulamentará as possíveis atividades de ensino não-presenciais em todo o IFRS a ser apresentada para análise e deliberação do Conselho Superior, em reunião que deve ocorrer até o final do mês de julho.

Sendo assim, no Campus Sertão, criou-se um Grupo de Trabalho (GT) sobre a Retomada das Atividades Letivas de Forma não Presencial, composto por docentes, técnicos administrativos e discentes de todos os cursos. O GT tem como atribuições:

• Realizar estudo sobre as disciplinas, cursos e/ou turmas que possuem condições de retomada das atividades letivas de forma não presencial;
  • Organizar o estudo de acordo com a realidade de cada curso, garantindo a participação dos estudantes, bem como de servidores Docentes e Técnicos Administrativos diretamente envolvidos;
  • Definir estratégias em termos de logística, ferramentas pedagógicas, infraestrutura humana e material, de forma a possibilitar o atendimentos de todos os estudantes em cada turma onde for possível a retomada de forma não presencial;
  • Encaminhar o documento final do estudo para aprovação do Conselho de Campus do IFRS – Campus Sertão.

A elaboração deste estudo/documento envolverá servidores, estudantes e famílias por meio de encontros virtuais, que já estão ocorrendo, onde a representação de cada segmento tem a responsabilidade de dialogar com seus pares. Veja AQUI a composição do GT.

Confira o cronograma de atividades do GT do Campus:

• 25/06 – Constituição do Grupo de Trabalho (GT) sobre a Retomada das Atividades Letivas de Forma não Presencial
  • 26 e 27/06 – Planejamento dos trabalhos
  • 29/06 – Reunião Geral do GT
  • 30/06 a 03/07 – Reuniões nos turnos matutino, vespertino e noturno com professores, técnicos, estudantes e famílias
  • 02 a 05/07 – Elaboração, pelo GT, da versão preliminar da normativa
  • 06/07 – Reunião do GT para adequações e versão final da normativa
  • 07/07 – Encaminhamento ao Concamp
  • 08/07 – Envio do documento, pela Direção-geral, à Pró-Reitoria de Ensino do IFRS

Com informações da Comunicação da Reitoria do IFRS e da Direção de Ensino do Campus Sertão.

*A instituição vem periodicamente avaliando o cenário de disseminação do novo coronavírus, o que tem motivado a manutenção da suspensão de atividades presenciais. O Campus está atuando prioritariamente com atividades remotas, mas há atividades presenciais (como as que envolvem o cuidado de animais, vigilância e manutenção). A retomada de todas as atividades de forma presencial depende de um cenário de maior segurança para estudantes e servidores.