Campus recebe mais de 20 escolas da região na IV Feira do Conhecimento e no I Portas Abertas

No dia 29 de agosto, o Campus Sertão realizou dois grandes eventos de destaque: a 4ª edição da Feira do Conhecimento e o 1º Portas Abertas. A iniciativa teve a finalidade de aproximar a Instituição e a comunidade regional num convite para os estudantes do ensino fundamental e do ensino médio conhecerem de perto a estrutura, o potencial educacional e os projetos inovadores que o Campus tem a oferecer. Durante todo o dia, o Campus se transformou com a presença de visitantes de todas as idades de cerca de 30 escolas, ansiosos para explorar as atividades preparadas pela equipe organizadora.

1º  Portas Abertas: explorando futuras possibilidades

O 1º Portas Abertas foi programado para os estudantes do ensino médio da região com o objetivo de proporcionar uma visão abrangente das opções de graduação que serão oferecidas no Processo Seletivo 2024/1. Coordenadores de curso, docentes e estudantes da própria instituição se empenharam na organização do evento, que contou com visitas guiadas, oficinas práticas e atividades interativas.

O objetivo era claro: criar uma experiência imersiva na vida acadêmica do Campus, permitindo que os jovens explorassem de perto as diversas áreas de estudo, pesquisa e extensão. O evento buscou ser uma bússola para auxiliar os estudantes na escolha consciente e informada de suas carreiras futuras. Objetivo, esse, que foi atingido para a estudante Ana Luísa Dall’Agnol da Escola Municipal de Ensino Médio Dom João Becker de Ipiranga do Sul. “Acredito que o evento deu mais clareza sobre minhas escolas futuras, sobre quais áreas eu me identifico mais”, opinou Ana Luísa.

A identificação mencionada pela estudante foi um sentimento compartilhado por grande parte dos visitantes. Para Natália Camargo, da Escola Estadual de Ensino Médio Tomás Garcia da Costa do município de Lagoão, conhecer as unidades do Campus que cuidam dos animais foi o ponto alto da visitação. “Sempre gostei de animais e a visita aos setores da Instituição só me deu mais certeza de que desejo trabalhar com profissões dessa área no futuro”, contou.

A professora da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde de Sertão Leidiane Cecconello celebrou a iniciativa do Campus em abrir as portas para que a comunidade conheça melhor o que é desenvolvido e oferecido na Instituição. “Muitos alunos do próprio município não têm a dimensão do que o Campus Sertão oferece. Eventos como o de hoje aproximam o Campus da comunidade e espero que sejam realizadas outras edições”, comentou.

Feira do Conhecimento: inovação e criatividade

Enquanto isso, no Ginásio Esportivo, acontecia a 4ª Feira do Conhecimento, uma mostra de inovação e criatividade dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus, em Agropecuária e em Manutenção e Suporte em Informática.

Cada turma envolvida na Feira apresentou projetos que representaram meses de dedicação, pesquisa e trabalho. Além das apresentações presenciais, as equipes também criaram vídeos curtos para as redes sociais, destacando os aspectos mais importantes de seus projetos.

Para o estudante Samuel Kunz do 9º ano da Escola Estadual Dom Antônio Macedo Costa de Círiaco, “a feira estava muito legal”.  Mesmo tendo amigos que estudam no Campus, Samuel confessou não imaginar que tantos trabalhos diferentes eram desenvolvidos na Instituição.

A comissão avaliadora selecionará entre os trabalhos apresentados aqueles com maior destaque. O anúncio dos projetos selecionados deve acontecer nos próximos dias.  Haverá premiação para os melhores projetos. A Feira do Conhecimento não apenas celebrou as realizações dos alunos, mas também mostrou aos visitantes as oportunidades de ensino, pesquisa e extensão que o Campus Sertão oferece.

Trabalho que valeu a pena

Os dois eventos foram planejados e pensados por uma grande equipe de docentes, técnicos administrativos e estudantes do Campus. Mas o pontapé inicial para o 1º Portas Abertas foi do estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Élinton Wojeiechowski. “Foi algo que eu vinha pensando desde 2016. Conversava com professores sobre isso e tive muito incentivo da professora Flávia Morais que já não está mais na Instituição. A gente sentia a necessidade de trazer a comunidade para dentro do Campus“, pontua.

Segundo Élinton, a ideia era que outros estudantes, assim como ele e seus colegas, pudessem conhecer as tantas oportunidades oferecidas pelo Campus. “Acredito que esse evento vai ficar na memória dos estudantes que nos visitaram. Eles sempre vão lembrar do que viram aqui e mesmo que não venham estudar no Campus, certamente vão indicar a instituição para outras pessoas”, avalia, acrescentando que o desejo é que o evento cresça e se torne permanente.

E tanta gente visitando e circulando pelo Campus exigiu a dedicação de muitas pessoas na organização dos tours de visitação e das mostras dos cursos. As acadêmicas do curso de Agronomia Luana Nickhorn, Millena Cirino Rodrigues, Stefany Alessi, Letícia Hochmann, Livia V. da Silva e Eduarda Mingotti e a acadêmica de Zootecnia Alice Cecconello Mattana destacam que não foi fácil atuarem como guias. “Mesmo conhecendo o Campus, nossa estrutura é muito grande e é complicado explicar o funcionamento de tudo”, observa Luana.

Mas, no fim do dia, todos estavam eufóricos com as interações e orgulhosos de ter feito parte da organização.

Acesse aqui o link para as fotos do evento.