Institucional
Campus realiza cerimônia simbólica de transmissão do cargo de Diretor-Geral e apresentação na nova equipe da gestão 2024-2028
No dia seguinte à posse oficial como Diretor-Geral do Campus Sertão, Clever Variani e o Diretor-Geral nas gestões 2015-2019 e 2020-2024, Odair José Spenthof, realizaram um ato simbólico de transmissão do cargo junto à comunidade acadêmica. A cerimônia ocorreu na manhã de sexta-feira, dia 1º de março, às 10h30min, no ginásio de esportes do Campus e foi conduzida pelo mestre de cerimônias Silvar Antonio Botton.
Estudantes, professores, técnicos administrativos e autoridades da região foram convidadas a participar. Além da transmissão simbólica do cargo, também foi apresentada a nova equipe diretiva para a gestão 2024-2028.
Posse oficial
Foi realizada na tarde de quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, a cerimônia de posse dos diretores-gerais dos 17 campi da instituição e o ato simbólico de recondução de Júlio Xandro Heck ao cargo de reitor. A solenidade ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Servidores do IFRS, familiares dos dirigentes, reitores de outras instituições, autoridades e entidades sindicais e estudantis lotaram o auditório. O momento consolida a escolha democrática e paritária de estudantes, professores e técnicos administrativos, que participaram das eleições institucionais realizadas em outubro do ano de 2023.
A nova gestão do Campus Sertão
Os integrantes da gestão 2024-2028 foram oficialmente apresentados à comunidade acadêmica ao final do ato simbólico de transmissão do cargo, na sexta-feira (1º de março). Assume a Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), o docente no Campus Sertão desde 2019, Affonso Manoel Righi Lang. Affonso é Licenciado em Educação Física e Doutor em Educação nas Ciências.
A diretora de Administração e Planejamento (DAP), é a Técnica Administrativa Marindia Zeni , qual atua na Instituição desde 2008, possui graduação em Ciências Contábeis e é Mestre em Educação.
A docente no Campus Sertão desde 2014, Naiara Miotto Menino, assume a Diretoria de Ensino. Naiara é Bacharel em Química Industrial e Doutora em Engenharia de Alimentos.
O Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPI) será conduzido pela docente no Campus Sertão desde 2016, Engenheira Agrônoma e Doutora em Fitossanidade, Márcia Smaniotto.
O docente Márcio Luiz Vieira coordenará o Departamento de Extensão (DEX). Márcio é professor no Campus desde 2010, é Engenheiro Agrônomo e Doutor em Agronomia.
Continuará à frente do Departamento de Produção Agropecuária (DPA), o técnico administrativo Dagmar Pedro Tamanho. Em atividade no Campus Sertão desde 2012, Dagmar é Técnico em Agropecuária, Licenciado em Música e Mestre em Administração.
A servidora técnica administrativa Tatiana Moraes de Castro Lara coordenará o Departamento de Administração Orçamentária e Financeira (DAOF). Tatiana atua na Instituição desde 2018, é graduada em Recursos Humanos e Pós-Graduada em Accountability.
O Departamento de Assistência Estudantil (DAE) está sob a responsabilidade do técnico administrativo na Rede Federal desde 2012, Elias José Camargo, o qual possui graduação em Gestão Pública e é Mestre em História.
A nova Coordenadora Geral de Ensino (CGE), é a docente no Campus Sertão desde 2019, Renata Magarinus, a qual é Licenciada e Mestre em Matemática.
Será o Diretor-Geral Substituto o professor Sergiomar Theisen. Graduado em Agronomia, Sergiomar é Doutor em Fitotecnia e docente na Rede Federal desde 2008.
As palavras finais de Odair José Spenthof na Direção-Geral
Em seu discurso de despedida do cargo de Diretor-Geral, Odair José Spenthof pontuou que não era hora de citar obras ou realizações. “Elas estão aí para quem quiser ver”, disse. Sua fala foi carregada de emoção, destacando o orgulho de ter conduzido por oito anos uma Instituição na qual foi aluno. Também lembrou que os últimos quatros anos foram marcados por cortes no orçamento e pela pandemia de Covid19. “Mas vencemos, com muita luta”, indicou. “Cumprimos o nosso dever com o melhor que podíamos a partir dos recursos de que dispúnhamos”, acrescentou.
Com a palavra, o Diretor-Geral Clever Variani
Em entrevista, o novo Diretor-Geral do Campus Sertão, Clever Variani, falou sobre as motivações e os planos da nova gestão para a Instituição, confira.
Motivações para se tornar gestor
“Desde que cheguei ao Campus Sertão, fui construindo um sentimento de amor pela Instituição. Passei por vários setores, principalmente ligados ao Ensino. Fui coordenador do curso Técnico em Agropecuária. Fui conhecendo os setores, os colegas que davam aula, os estudantes. Fui professor homenageado várias vezes. Tudo isso vai criando um senso de responsabilidade ainda maior para com a Instituição. E no momento da definição de candidatos, recebi o convite de um grupo de servidores para colocar meu nome à disposição. Essas pessoas garantiram apoio, me passaram confiança e nem todas fazem parte da equipe, mas se colocaram à disposição para abraçar essa grande responsabilidade, que é conduzir o Campus nos próximos quatro anos”.
Prioridades e principais planos da gestão
“São muitos! Temos muito a fazer, mas eu gostaria de deixar aqui alguns pontos. O primeiro ponto é poder organizar todos os setores minimamente. Realizar os ajustes necessários com as trocas e substituições realizadas. Também temos várias prioridades que podem e devem acontecer ao mesmo tempo. Uma delas é concluir a residência estudantil feminina. É fundamental que a gente consiga finalizar essa obra o quanto antes para poder acolher as meninas que estão morando fora do Campus e que precisam e gostariam de morar aqui dentro. O segundo ponto é relacionado às melhorias nas condições de internet do Campus. Do ponto de vista da infraestrutura, também temos várias pequenas obras de ajustes e melhorias para fazer. Outro ponto que nós levantamos ainda durante o pleito é a importância de a gestão manter uma comunicação mais clara com a comunidade acadêmica para que todos compreendam como nós estamos caminhando. É uma prioridade importante, também, a questão do redimensionamento. Precisamos continuar lutando para que Portaria nº 713 do MEC seja revista para que o número de servidores do Campus possa ser readequado ao tamanho e à necessidade da nossa Instituição. Com o redimensionamento, talvez possamos abrir novos cursos, como o de Medicina Veterinária, no qual nós depositamos muita confiança de que ele nos levará para outro patamar”.
Expectativas
“Tudo que a gente faz na vida serve de experiência. São experiências que nós levamos para os próximos desafios que vêm pela frente. Eu não sei os desafios que me aguardam, mas sei que todas as experiências que eu tive no passado, desde criança, passando pela adolescência, depois no início da vida adulta, ao longo da minha caminhada, me dão bagagem para hoje poder enfrentar a condução do Campus Sertão nesta gestão. E como eu comentei anteriormente, são as pessoas que nos apoiam que vão nos dando o caminho, que vão deixando também um pouquinho delas. A gente está sempre aprendendo e sempre fazendo com que as pessoas que convivem conosco também aprendam um pouco. Espero que essa experiência seja rica para mim, de muito aprendizado e já está sendo, mesmo ainda tão inicial. Espero, também, poder contribuir um pouquinho com as outras pessoas mais jovens que um dia passarão pela gestão. Mas, principalmente, espero deixar um bom legado, de poder contribuir com o crescimento do Campus”.
Mensagem à comunidade acadêmica
“A mensagem que gostaríamos de deixar é para que tenham confiança nesta gestão. São pessoas que estão muito motivadas e são muito responsáveis. No primeiro momento, podemos enfrentar algumas dificuldades pela nossa falta de experiência, mas estamos com uma vontade muito grande de aprender e de fazer o melhor que nós pudermos. Tenham confiança, nos procurem sempre que tiverem dúvidas e sugestões, as quais serão sempre bem-vindas para nós podemos dar conta do desafio que é conduzir o Campus. Saibam que nós estamos olhamos com muito carinho para todos os estudantes, para todos os colegas servidores e para cada um dos setores”.