Campus obtém Licenciamento Ambiental junto à FEPAM

Após quatro anos e meio de elaboração e tramitação de documentos junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM) e mediante o pagamento de taxa relacionada ao Licenciamento Ambiental do Campus Universitário no valor de R$ 105.777,56, o Campus Sertão obteve, em 28 dezembro de 2021, a Licença Ambiental de Operação (LAO), válida por cinco anos.

No licenciamento, o IFRS – Campus Sertão enquadra-se como Campus universitário, tendo 21 estruturas do Campus licenciadas, sendo elas: agroindústria, setores zootécnicos, posto de abastecimento de combustíveis, fábrica de ração, laboratórios, lavandeira, refeitório, ambulatório médico, entre outras.

De acordo com a comissão responsável pelo processo “O Campus está completando 65 anos e devido a diversidades de atividades desenvolvidas em  99 hectares de área, a regularização ambiental de toda estrutura é uma grande conquista e um marco na história. A partir deste momento, com a emissão da Licença, o Campus seguirá buscando adequações e melhorias na estrutura, zelando em cumprir as condições e restrições contidas no documento”.

Saiba mais: A Licença de Operação e Regularização concedida ao Campus regulariza a unidade de ensino com a legislação ambiental vigente. O Licenciamento Ambiental é uma exigência para todo tipo de empreendimento ou edificação que desenvolva atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, que utilizam recursos ambientais ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental. Assim, em 2017, a partir de uma recomendação de auditoria interna, a Direção-geral e a Diretoria de Administração e Planejamento reuniram servidores para compor a Comissão de Estudos sobre Licenciamento Ambiental no âmbito do IFRS – Campus Sertão. Além da comissão, muitos servidores atuaram no processo auxiliando no levantamento de informações e no acompanhamento da empresa contratada para a realização do estudo de impacto ambiental, dos laudos de fauna e de flora. O curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, ofertado pelo Campus, também esteve envolvido no processo, com a participação de docentes e de estudantes do curso.