Campus mapeia os municípios de origem de seus estudantes com técnicas de Geoprocessamento

O IFRS – Campus Sertão é conhecido, de longa data, por atender um grande número de estudantes provenientes de diversos municípios do Rio Grande do Sul, bem como de outros estados e até mesmo de outros países. Todavia, até o momento não se tinha uma espacialização dessas informações, as quais foram transformadas recentemente em mapas temáticos pela professora Rosana Corazza que atua como professora de Geografia e Geoprocessamento no Campus.

A professora Rosana comenta que tomou como base os dados de todos os estudantes matriculados no dia 15 de abril de 2020. A partir desses dados foram produzidos os mapas de abrangência utilizando-se o sistema de informações geográficas QGis, o mesmo software utilizado nas aulas de Geoprocessamento ministradas por ela para os cursos de Agronomia e Gestão Ambiental.

Os resultados impressionam: o Campus atende atualmente 130 municípios do Rio Grande do Sul, localizados em grande parte no norte e nordeste do estado. Além disso, recebe estudantes de 16 municípios situados em 10 estados brasileiros (imagem de capa). Os cursos com maior número de discentes no campus: o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e o curso de Bacharelado em Agronomia abrangem, respectivamente, 85 e 77 municípios somente no RS, além de 10 municípios de outros estados, o que comprova a relevância dos mesmos em nível estadual e nacional.

Os mapas dos municípios de origem dos estudantes do IFRS – Campus Sertão serão utilizados pela Instituição para conhecer melhor a realidade de cada curso, pensar estratégias de divulgação do processo seletivo, bem como planejar ações relacionadas ao retorno das atividades presenciais no Campus assim que as mesmas forem permitidas pelo IFRS em função da pandemia do COVID-19. Nesse sentido também foi produzido um mapa dos municípios atendidos pelo IFRS-Campus Sertão no RS que já apresentam casos de COVID-19 (para a data de 20 de maio). O mesmo será atualizado periodicamente.

Ainda, foi produzido um mapa online que pode ser acessado AQUI.

Veja os mapas por cursos: