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Novembro Negro: um mês de celebração e valorização da cultura afro-brasileira no Campus


Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Sertão (NEABI) promoveu uma série de ações ao longo do mês. As atividades buscaram valorizar a história, a cultura e a contribuição da população negra para a sociedade e foram guiadas pelo tema Celebrando a Nossa História, reforçando a importância de discutir as questões étnico-raciais para além do mês de novembro, em consonância com a Lei 10.639/2003.

Conforme o coordenador do NEABI, o professor Leandro Friedrich o objetivo foi “não focar exclusivamente nas questões de racismo, mas trabalhar uma abordagem mais ampla, voltada para a valorização da cultura e o resgate e a exaltação de personalidades negras em diversas áreas do conhecimento”. A proposta busca descentralizar o debate do Novembro Negro, evitando que ele seja tratado apenas como um evento pontual no calendário. “A ideia é que o debate sobre essas questões seja contínuo ao longo do ano, permeando os componentes curriculares, com o objetivo de desconstruir estereótipos e tirar a população negra do lugar subalterno, promovendo uma visão ampla e diversa”, comenta Leandro.

No Campus Sertão, as ações alusivas ao Novembro Negro envolveram questões relacionadas à música, à cultura e à história afro-brasileira. “Durante a Semana da Juventude, uma apresentação de capoeira parou os Jogos, o ginásio inteiro assistiu e os alunos participaram ativamente, demonstrando interesse. Isso reflete o objetivo maior: fazer do Campus um espaço acolhedor, com respeito à diversidade”, conta. A programação incluiu diálogos, intervenções culturais, roda de conversa, oficina e exposição.

  • Oficina de Bordado em Fotografia: no dia 13 de novembro, a professora Lilian Cláudia Xavier Cordeiro, do projeto Arte e Diversidade, realizou uma oficina inspirada no trabalho da artista negra Rosana Paulino. A atividade buscou integrar arte e reflexões sobre identidade e memória.
  • Diálogos Pretagógicos: também no dia 13, o professor convidado Jordane Fernandes Alves conduziu uma formação intitulada Letramento e (Form)ação, voltada para os servidores e estudantes do Campus. No dia 14, ele ministrou a oficina Raça, Imagem e Riso (RIR) em Sala de Aula, voltada para os alunos do terceiro ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (TMSI).
  • Sessão de Cinema e Debate:  Em parceria com o projeto Campo Cultural, no dia 21 de novembro foi exibido o documentário AmarElo: É Tudo Para Ontem. A exibição foi seguida de uma discussão mediada pelos professores, fomentando reflexões sobre representatividade e a luta pela igualdade racial.
  • Participação no 7º Encontro das Comunidades Quilombolas de Sertão: realizado no dia 23 de novembro, no Quilombo Mormaça, o evento celebrou a cultura quilombola, reforçando o vínculo entre o campus e as comunidades locais.
  • Visita à XIV Mostra da Consciência Negra: no mesmo dia, uma equipe do NEABI esteve presente na Escola Anna Willig, em Passo Fundo, para prestigiar a mostra organizada pela diretora Ana Maria da Rosa Prates, que também é membra externa do núcleo.
  • Intervenção cultural com capoeira: encerrando as atividades, no dia 27 de novembro, o Grupo de Capoeira Liberdade Casa Grande, coordenado por Evandro Mesquita, apresentou-se durante a 28ª Semana da Juventude. A apresentação mobilizou alunos e servidores, reforçando a integração por meio da cultura afro-brasileira.

Segundo o coordenador do NEABI, o trabalho realizado busca não apenas cumprir a legislação, mas também construir um espaço de respeito e pertencimento para todas as pessoas. “As ações do NEABI buscam garantir que o debate sobre diversidade e igualdade racial ultrapasse os limites do calendário, permeando a formação durante todo o ano”, destaca. Neste ano, o NEABI promoveu formações docentes em parceria com a Direção de Ensino para discutir a temática racial e a ideia é que essas formações sejam ampliadas para todos os servidores. Além disso, planeja-se a formação de uma biblioteca nos núcleos, com publicações voltadas para essas temáticas e a valorização das ações realizadas regionalmente.

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