Início do conteúdo

Participação do Campus na ExpoAgro Sertão FENASER 2023 é destaque na área experimental e no espaço do conhecimento e inovação


De 08 a 10 de dezembro, o Campus Sertão esteve na ExpoAgro Sertão FENASER 2023, evento em comemoração aos 60 anos do município e que reuniu a mostra de máquinas e implementos agrícolas, experimentos, palestras técnicas, agricultura familiar, atividades culturais e comércio. Foram três dias de palestras e trocas de conhecimento nos espaços sob coordenação do Campus. Conforme a organização geral do evento, o público estimado foi de aproximadamente 30 mil pessoas durante os três dias da feira. O stand do Campus ficou localizado junto à Área Experimental, ao lado do Espaço do Conhecimento e Inovação, no acesso sul da Feira. Diversos projetos desenvolvidos por docentes e bolsistas foram apresentados no local, incluindo o Sertão Maker, coordenado pelo professor Dr. Gabriel Patzer; o projeto Peçonhentos e Venenosos: extensão universitária sobre animais de interesse médico, coordenado pela professora Dra. Luciani Figueiredo Santin; e o Jardim Sensorial, coordenado pela professora Drª Juliana Rogalski; os quais registaram muita procura e despertaram interesse dos visitantes.

Além disso, na tarde de sexta-feira, 08/12, as primeiras-damas da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e as soberanas de Sertão, foram recepcionadas no Campus para um tour pela Instituição e uma atividade de relaxamento, numa programação paralela à ExpoAgro Sertão – Fenaser 2023. Na mesma tarde, o servidor Elias José Camargo lançou o livro “De Estação Experimental de Passo Fundo à Embrapa Trigo” dentro da programação da feira. A participação do Campus na ExpoAgro Sertão também incluiu a apresentação do CTG Tropeiros da Cultura, no domingo, 10 de dezembro.

 

Área experimental promove espaço para troca de conhecimento com produtores 

Na Área Experimental, sob coordenação do professor Dr. David Peres da Rosa, do Campus Sertão, foram demonstrados experimentos do Núcleo de Estudos em Solos e Máquinas Agrícolas (NESMA), coordenado por David; do Laboratório Integrado de Nematologia, Fitopatologia e Entomologia (LINFE), coordenado pela professora Drª. Marcia Aparecida Smaniotto;  do grupo de pesquisa em Manejo e Tratos Culturais em Plantas de Lavoura (MATPLA), coordenado pelo professor Dr. Fernando Machado dos Santos; e do Grupo de Ecofisiologia e Manejo de Plantas Daninhas (GEMPLA), coordenado pelo professor Dr. Anderson Nunes. Nas parcelas demonstrativas, os docentes e bolsistas de pesquisa apresentaram técnicas de controle de plantas daninhas; manejo biológico de cigarrinha no milho; efeitos de estocadores de fertilizantes para o manejo da palhada; e, opções de forrageiras para alimentação animal, este sob a coordenação do professor Dr. Jorge Nunes Portela.

 

Programação do Espaço do Conhecimento e Inovação inclui palestras sobre diversos temas 

As palestras no Espaço do Conhecimento e Inovação, coordenado pela Técnica Administrativa do Campus, Maríndia Zeni, aconteceram de 08 a 09/12 e as capacitações no dia 10/12. Além de docentes do Campus,  profissionais da Emater/RS, do Sicredi-Icatu, da Agroperetti/Adama realizaram falas sobre diversos temas relacionados ao agronegócio. Já o Capacitar Mais e o Divulga Aí Propagandas promoveram capacitações voltadas ao empreendedorismo.

A programação iniciou na sexta-feira (08/12), às 10h, com a palestra “Práticas para melhorias da qualidade e higiene do leite”, conduzida pela professora Dr.ª Carla Verônica Vasconcellos Diefenbach do Campus Sertão. Às 11h, a professora Dr.ª Rosângela Poletto Cattani falou sobre “Bem-estar animal: um pilar para a sustentabilidade”. “Manejo Sustentável do Solo: da Tradição à Inovação” foi a palestra do professor Dr. Márcio Luiz Vieira, às 13h30min. Às 14h30min a palestra ficou a cargo do Sicredi-Icatu, com o tema “Propósito de Proteção e Planejamento Financeiro”, ministrada pelo Superintendente Icatu Seguros Irlan Menegon. Às 15h30min foi a vez da Emater/RS, com “Confinamento – bovinocultura de leite”, conduzida pelo Especialista Walmor José Gasparin, E, encerrando o primeiro dia de palestras, às 16h30min, a professora  Drª Márcia Aparecida Smaniotto tratou sobre “Manejo biológico no controle de cigarrinhas no milho”.

No sábado (09/12), as palestras da manhã ficaram a cargo da Agroperetti/Adama, com “Fungicida em Soja”, por Dr. Rafael Roehrig, da Emater/RS, com “A coragem de não agradar”, por Ma. Angélica Leoní Albrecht Gazzoni e do SICREDI, com “Riscos e Oportunidades de Investimentos no atual Cenário Econômico”, por Felipe Albaini. Pela tarde as palestras foram todas conduzidas por docentes do Campus. O professor Dr. Fernando Machado dos Santos falou sobre “Plantas de cobertura em sistemas de produção agrícola”, às 13h30min; o professor Dr. Anderson Luis Nunes abordou sobre “Inovações no controle plantas daninhas”, a partir das 14h30min; o professor Dr. Jorge Nunes Portela falou sobre “Manejo de forrageiras para o trato animal”, às 15h30min; e a professora Dr.ª Maria Tereza Bolzon Soster encerrou a programação do sábado com a palestra “Remanescentes de campo nativo na região”.

No domingo (10/12), as capacitações foram conduzidas por Capacitar Mais, com os temas  “Potencializando o empreendedorismo: gestão e planejamento”, pela  manhã, e  “Caminhos no gerenciamento de pessoas e processo de comunicação”, pela tarde, ambos conduzidos pela Ma. Talita Bernardi Goettems e por Divulga Aí Propagandas com “O Marketing de resultado”, com o Analista de Marketing Maicon Raasch de Oliveira.

 

 

Servidor Elias José Camargo lança livro na ExpoAgro Sertão
O livro: “De Estação Experimental de Passo Fundo à Embrapa Trigo”, fruto da pesquisa de mestrado do servidor técnico administrativo Elias José Camargo, foi oficialmente lançado durante a programação da ExpoAgro Sertão, na tarde de sexta-feira (08/12). Elias participou de uma sessão de autógrafos e fez a entrega de exemplares da obra ao prefeito de Sertão, Edson Rossato e à primeira-dama e secretária de Educação, Rosana Serro Rossato. Prestigiaram o momento a imprensa local, convidados e visitantes da feira.

A obra faz uma análise histórica da agricultura no centro-norte do Rio Grande do Sul, em especial, do papel do Estado brasileiro no processo de inserção de novas tecnologias aplicadas à produção agrícola. A Estação Experimental de Passo Fundo e a Embrapa Trigo foram uma expressão desse processo modernizante que nas décadas seguintes se espalhou para outras regiões do país. Foi na Comunidade Englert que deu-se o ponta pé inicial dessa política pública, principalmente voltada à cultura do trigo

 

Fotos: Fonte Agência de Jornalismo

 

Campus recepciona primeiras-damas da Amau

Na tarde de sexta-feira, 08/12, as primeiras-damas da Associação dos Municípios do Alto Uruguai – Amau – e as soberanas de Sertão, foram recepcionadas no Campus Sertão para um tour pela Instituição e uma atividade de relaxamento, numa programação paralela à ExpoAgro Sertão – Fenaser 2023.
No tour guiado, as primeiras-damas e as soberanas conheceram a infraestrutura e os projetos desenvolvidos na instituição. Elas foram conduzidas pelo diretor de Extensão, Sergiomar Theisen. Em seguida, o técnico administrativo e massoterapeuta, Gilberto Takechi Genta, realizou um momento de meditação e uma sessão de aromaterapia. Ao final da visita, foi servido um coquetel com produtos agroindustriais feitos pelo setor de Agroindústria do Campus.

 

 

Diretores atual e eleito apresentam demandas do Campus aos prefeitos da região da Amau

A ExpoAgro Sertão Fenaser 2023 sediou a reunião da Amau na tarde de sexta-feira (08), no Sindicato dos Municipários. Além dos prefeitos, de autoridades regionais e de políticos do Estado, participaram da reunião o diretor-geral do Campus, Odair José Spenthof, o diretor eleito para a próxima gestão, Clever Variani, e o professor Affonso Manoel Righi Lang. A comitiva do Campus buscou sensibilizar os governantes para conquistar apoio na viabilização e implantação do curso de Medicina Veterinária. Spenthof apresentou a estrutura do Campus e destacou que a Instituição recebe estudantes de aproximadamente 150 municípios da região. Os prefeitos da Amau comprometeram-se a assinar uma moção de apoio ao Campus para ser entregue ao Ministério da Educação.

 

Apresentação do CTG Tropeiros da Cultura do Campus Sertão no palco Cultural da Feira, no domingo, 10 de dezembro: 

No domingo (10), a programação do Palco Cultural foi voltada ao tradicionalismo e contou com a apresentação do CTG Tropeiros da Cultura do Campus Sertão, coordenado pelo técnico administrativo Dagmar Tamanho.

 

 

Fim do conteúdo