De malas prontas: estudante do Campus conquista vaga para mobilidade estudantil em Portugal

Das quatro vagas para mobilidade estudantil internacional no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal – ofertadas pelo Edital de Seleção interna para todos os campi do IFRS, a estudante do Campus Sertão Hévilin Corrêa dos Santos ficou com a segunda colocação na classificação. Hévilin é estudante do 7º semestre do curso de Zootecnia e tem 20 anos.

As vagas foram disponibilizadas pelo Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional, visando à complementação da formação acadêmico-profissional por meio do contato com diferentes métodos, processos e tecnologias voltadas ao aprendizado, ao aprofundamento, à difusão e ao compartilhamento de experiências acadêmicas, científicas e culturais. Os estudantes selecionados estarão isentos do pagamento das taxas acadêmicas no IPB. O período de estudos compreende o período de 18/09/2023 a 17/02/2024.

As bolsas são no valor de R$ 10 mil reais para serem utilizadas nas despesas com hospedagem, alimentação, obtenção do passaporte e visto, seguro saúde, passagens e material didático-pedagógico necessário ao desenvolvimento de suas atividades acadêmicas

A estudante conta que sempre teve o desejo de viajar para fora do país e poder realizar um intercâmbio. “A minha expectativa é conquistar um aprendizado muito diverso em se tratando de cultura e um crescimento pessoal muito grande, além, é claro, do aprendizado acadêmico”, aponta, acrescentando que o tempo de estudos em Portugal será um diferencial no currículo, já que pretende seguir a carreira acadêmica. “Venho de uma família de servidores públicos na área da docência e isso sempre me fez pensar em seguir o mesmo caminho. A participação em projetos de pesquisa no Campus só reforçou ainda mais esse desejo” conta. Inclusive, a estudante atribui a conquista da vaga à experiência que teve como voluntária e bolsista nos projetos em que participou. “Eu sempre busquei aproveitar as oportunidades que o IFRS abre e desde o início do curso busquei realizar estágios em áreas que me despertam o interesse, como no Zoológico de Sapucaia do Sul (RS) e no projeto TAMAR em Aracaju/SE”, relata.

Hévilin destaca que é preciso correr atrás das oportunidades e tentar: “se a gente não tentar, nunca vamos conseguir. O edital abriu a oportunidade para todos os estudantes de todos os campi do IFRS. Se os estudantes querem essa oportunidade, precisam se inscrever e tentar”. Nesse sentido, observa que a experiência nos projetos de pesquisa auxiliou muito na sua formação e no desenvolvimento da pró-atividade e é essa a dica que ela deixa aos demais estudantes: “participar de projetos, apresentar trabalhos em eventos, se informar sobre as oportunidades e não desistir só porque as coisas são difíceis”.