Habitats de Inovação
Histórico:
O SerTão Maker iniciou sua trajetória em 2021 por meio do Edital IFRS nº 50/2021 que possibilitou a implantação e a estruturação deste habitat de inovação e empreendedorismo com: impressora 3D, kit de ferramentas, lixadeira orbital, serra tico-tico, parafusadeira/lixadeira, recurso financeiro para insumos e uma bolsa de iniciação ao desenvolvimento tecnológico e inovação (BIDTI). Posteriormente, os integrantes do projeto compraram e doaram uma impressora de médio porte para o laboratório (que possuía uma de pequeno porte) e, por doações, foram adquiridas mais ferramentas, materiais e outros equipamentos.
A equipe, que inicialmente era composta por 4 docentes do Campus Sertão (Gustavo Reolon, Maria Teresa Soster, Noryam Bispo e Rodrigo Santolin), atualmente é formada por docentes, técnicos administrativos e discentes dos Campi Sertão, Erechim, Ibirubá e Porto Alegre.
Objetivos:
-
auxiliar no processo de curricularização da extensão permitindo a emergência da criatividade e inovação;
-
implantar e desenvolver a cultura maker na comunidade acadêmica do IFRS Campus Sertão e na comunidade externa;
-
possibilitar a prototipagem e desenvolvimento de novos produtos e negócios, envolvendo estudantes, professores e setor empresarial/produtivo local.
Membros:
- Adriana Troczinski Storti
- Carlismar S. Guedes
- Cristiano Kulman
- Gabriel Paniz Patzer
- Gilberto Schwertner Filho
- Gustavo Kellermann Reolon
- Lisandra Sandri
- Marcionei Rech
- Marcos Dias Mathies
- Maria Tereza Bolzon Soster
- Maurício Trainotti
- Ricardo Vasconcelo Silva
- Rodrigo Santolin