Venha conhecer o Laboratório Maker na sexta, 12/07

Quer conhecer o Laboratório Maker do Campus Canoas? Na tarde da sexta-feira, 12 de julho, acontece o open day, oportunidade para que interessados das comunidades interna e externa possam visitar o laboratório em uma visita guiada.

Os visitantes poderão acessar os computadores, receber auxílio para utilizar o programa didático tinkercad, assim como conseguir utilizar as impressores 3d e fatiadores Flash printer e Creality Slicer.

Esta é uma iniciativa do projeto de pesquisa Inovação Labmaker: soluções criativas transformando o Ensino, Pesquisa e Extensão, cuja bolsista é a estudante da Licenciatura em Matemática Bruna Cassel do Amaral.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO:

A presente proposta visa fortalecer a realização de atividades inovadoras para ensino, pesquisa e extensão no IFRS – Campus Canoas, por meio do uso de diferentes abordagens com a ampliação da utilização dos recursos disponíveis no laboratório maker da instituição. Este é um espaço que contém três impressoras 3D e uma cortadora laser, recursos que já têm sido utilizados em alguns projetos na produção de materiais didáticos e na proposição de soluções criativas. Objetiva-se ampliar sua utilização, por meio da capacitação de docentes do campus e da comunidade externa para o desenvolvimento de metodologias ativas que fomentem uma participação mais envolvente e significativa por parte dos estudantes. Além de elaborar e ofertar oficinas para esse fim, serão elaboradas e oferecidas iniciativas de extensão destinadas à capacitação da comunidade acadêmica do campus Canoas e dos professores da rede municipal de Canoas. Essas atividades abordarão diversas estratégias pedagógicas, como o desenvolvimento de materiais didáticos e empreendedorismo, entre outras. No âmbito da pesquisa, a intenção é investigar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental e médio. Além disso, serão realizadas pesquisas sobre metodologias ativas e propostas de estratégias didáticas, utilizando as ferramentas e recursos disponíveis no laboratório maker, para futura implementação em sala de aula. No que se refere ao ensino, o objetivo é auxiliar os docentes de diversas áreas do conhecimento no desenvolvimento de atividades e materiais criativos e inovadores para serem utilizados em sala de aula, com acompanhamento da aplicação das propostas didáticas.

A equipe do projeto é composta pelos professores:

Carina Loureiro Andrade
Claudia Brum De Oliveira Fogliarini Filha
Claudiomir Feustler Rodrigues De Siqueira
Diego Eduardo Lieban
Jaqueline Terezinha Martins Correa Rodrigues
Sergio Almeida Migowski

Mais informações no site https://labmaker.canoas.ifrs.edu.br/open-day.