Tem início o curso de Alfabetização em Histórias em Quadrinhos (HQs)

Na manhã desta quarta-feira teve início o o curso Alfabetização em Histórias em Quadrinhos (HQs). A oportunidade é oferecida pelo Campus Canoas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Canoas. Os encontros integram os projetos extensionistas “Oficinas de HQ” e “Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica: o entretecer da educação com a cultura”. Os dois compõem o programa denominado Oficinas Permanentes de Cultura do Campus Canoas.

As aulas acontecem sempre às quartas-feiras pela manhã (das 8h às 12h), nos dias 28 de agosto, 4 e 18 de setembro, no campus. O curso tem carga horária de 20h, sendo 12h presenciais e 8h na modalidade a distância.

.

Etapa presencial: três encontros (12h)
  • 1º encontro: apresentação dos elementos centrais da linguagem das Histórias em Quadrinhos.

Conteúdos previstos: linguagem icônica; interpretação de imagens e o processo de conclusão; uso de balões, linhas, traços e onomatopeias; diagramação e construção de sequências; articulação entre texto e imagem; princípios básicos de roteiro.

• 2º encontro: discussão sobre possibilidades de utilização das Histórias em Quadrinhos em sala de aula.

Conteúdos previstos: Histórias em Quadrinhos como fonte de informação para o desenvolvimento de conteúdos; como meio para sistematizar conhecimentos/aprendizagens nos diferentes componentes curriculares; como indicativo para analisar o perfil de turmas e de estudantes.

• 3º encontro: seminário de socialização das práticas planejadas/realizadas pelos participantes/docentes em suas escolas.
Etapa a distância: atividades pela plataforma Moodle (8h)