Sorteio será a forma de ingresso para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Canoas em 2022/1

O Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) optou pelo sorteio como forma de ingresso para os seus cursos de nível médio no primeiro semestre de 2022. A medida foi tomada a partir de deliberação ocorrida na quinta-feira, 29 de julho, pelo Conselho de Campus (Concamp).

No mês de julho, o campus propôs uma consulta pública, tendo como objetivo saber o que as comunidades interna e externa pensavam a respeito desta temática. Foram coletadas 250 respostas consideradas válidas e o percentual final computou 26,4% optantes pelo sorteio e 73,6% favoráveis à prova.

Na reunião do Concamp, por sua vez, foram nove votos válidos e, dentre estes, a opção que obteve maioria (oito votos) como forma de ingresso para os cursos de nível médio foi o sorteio. Importante destacar que as decisões realizadas via Conselho tornam-se válidas por ser esta a instância que chancela todas as ações em âmbito institucional.

O caráter excepcional desta decisão coletiva se deu em virtude da pandemia ocasionada pelo coronavírus. Apesar disso, destaca-se que está mantido o percentual de 80% de reserva de vagas para estudantes que realizaram a sua formação básica em escolas públicas, a exemplo das seleções anteriores.

Acompanhe todas as informações a respeito do processo seletivo do IFRS