Início do conteúdo

Sexto encontro remoto da Jornada de Humanidades acontece na quinta, 09/07


Na tarde da quinta-feira, 09 de julho, a partir das 14h, será realizado o sexto encontro da Jornada de Humanidades em Quarentena. O assunto que conduzirá as discussões será Ciência e obscurantismo na pandemia.

A reunião terá como debatedores os convidados listados a seguir:

  • Rafael Bennertz: sociólogo, doutor em política científica e tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Maurício Fernandes da Silva: professor da Universidade Federal do Piauí, doutor em filosofia pelo programa de pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos);
  • Omar Junior Garcia Silveira: professor do Campus Canoas, doutor em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Como material de apoio são disponibilizados os links abaixo:

## Ciência e democracia no país da Terra Plana

Texto de Rafael Bennertz disponibilizado em seu blog intitulado foradoeixo, que aborda as relações entre ciência, conhecimento e política no atual contexto brasileiro.

Link: https://foradoeixo.blog/2020/05/26/016-ciencia-e-democracia-no-pais-da-terra-plana/

……………………………………………………………………………………….

## Resenha do livro “O Mundo Assombrado pelos Demônios: a ciência vista como uma vela no escuro”, de Carl Sagan

Escrito por  Roberto Belisário para a revista digital ComCiência, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), apresentando este que é um dos livros clássicos sobre o papel da ciência em nossa sociedade escrita por Carl Sagan, um dos maiores divulgadores científicos do último período histórico.

Link: http://www.comciencia.br/dossies-1-72/resenhas/carl.htm

……………………………………………………………………………………….

## A religião e a esfera pública

Artigo de Júlio Paulo Tavares Zabatiero, publicado nos Cadernos de Ética e Filosofia Política, da USP, que tem como objeto a análise crítica do posicionamento atual de Jürgen Habermas sobre o papel da religião no debate público.

Link: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/praxis/378/Religi%C3%A3o%20e%20esfera

%20p%C3%BAblica.pdf?sequence=1&isAllowed=y

……………………………………………………………………………………….

 

* O endereço para acesso dos interessados será publicado no dia do encontro, via moodle.

Fim do conteúdo