Saiba mais sobre os IFs: Institutos Federais atendem 54 mil estudantes em 40 municípios gaúchos

No Rio Grande do Sul, três IFs atuam com a oferta de ensino público e gratuito, em cursos de ensino médio integrado ao técnico, cursos técnicos, de graduação e pós-graduação

Com a proposta de formar e qualificar cidadãos para mudar realidades e promover desenvolvimento socioeconômico, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram criados pela Lei Federal nº 11.892 em dezembro de 2008. Em todo o Brasil, são atualmente 38 IFs e, desses, três são gaúchos: os institutos federais do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-rio-grandense (IFSul) e Farroupilha (IFFar).

Juntos, os três IFs do estado atuam com 42 campi (escolas), em 40 municípios, e atendem 54 mil estudantes em cursos de ensino médio junto com o técnico, cursos técnicos e cursos superiores de graduação e de pós-graduação. Todos são ofertados gratuitamente e o ingresso normalmente ocorre por uma seleção entre os candidatos, podendo variar conforme o curso.

Tendo como base o tripé ensino, pesquisa e extensão, os IFs ofertam formação integral, oportunizando conhecimentos e experiências que capacitem os alunos tecnicamente e também desenvolvam seu lado humano e senso crítico. Desde o ensino médio, os estudantes são estimulados a realizar pesquisas aplicadas, podendo participar do desenvolvimento de soluções para as localidades onde estão situados. Podem vivenciar também atividades de extensão, em contato com as comunidades e articulação com o mundo do trabalho.

Sobre o IFRS

Campus Canoas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tem atualmente 17 campi, em 16 municípios. São os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria está localizada no município de Bento Gonçalves.

Conheça as opções de curso no site Estude no IFRS e saiba mais sobre a instituição no portal institucional.

Sobre o IFSul

Campus Passo Fundo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) tem atualmente 14 campi, em 13 municípios. Na cidade de Pelotas, onde está localizada a Reitoria, há ainda os campi Pelotas e Pelotas-Visconde da Graça. Além desses, há os campi Bagé, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires.

Conheça o catálogo de cursos do IFSul e outras informações sobre a instituição através do portal institucional.

Sobre o IFFar

Campus São Borja

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) tem atualmente 11 campi, em 11 municípios. São os campi Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Augusto, Santo Ângelo, São Borja, São Vicente do Sul e o Campus Avançado Uruguaiana. A Reitoria está localizada em Santa Maria.

Conheça as ofertas de cursos e saiba mais sobre a instituição no portal institucional.

Sobre a expansão dos Institutos Federais

O governo federal anunciou neste mês de março de 2024 a criação de cinco novos campi de IFs em solo gaúcho. Essas unidades serão construídas em municípios que não possuem campi ou têm baixa cobertura de educação profissional: Porto Alegre; Caçapava do Sul; São Luiz Gonzaga; São Leopoldo; e Gramado. Segundo o governo federal, a previsão é que até 2026 as unidades autorizadas estejam em funcionamento. Devem ser geradas mais 7 mil vagas de ensino, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio.

IFs no Brasil

Em todo o país, são 633 unidades de Institutos Federais presentes em 578 municípios. Juntos, esses campi ofertam mais de 11 mil cursos gratuitos e contabilizam 1,4 milhão de matrículas.

O que é um Instituto Federal?

É uma instituição de ensino público (ligada ao governo federal), especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, que orienta a oferta de cursos visando ao fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais das localidades onde está instalado.

Qual a diferença entre um instituto federal e uma universidade pública federal?

Ambos são instituições federais, mas possuem atuação diferente. Uma universidade federal oferece cursos de graduação e pós-graduação. Os institutos federais atuam principalmente no ensino técnico, mas ofertam diversas modalidades de ensino, desde o médio técnico até a pós-graduação.