Revista Non sequitur apresenta 2ª edição em 29/03, às 19h

Na segunda-feira, 29 de março, a partir das 19h, acontece a live de lançamento da segunda edição da revista Non sequitur, em celebração aos 10 anos do programa de extensão Oficinas Permanentes de Cultura do Campus Canoas do IFRS.

O evento será transmitido pelo canal do You Tube do programa extensionista e, na oportunidade, serão sorteados exemplares da publicação.

A Non sequitur, que teve seu primeiro exemplar no ano de 2013, tem como propósito registrar e divulgar a produção em quadrinhos de artistas das comunidades interna e externa do campus. Esta edição está organizada em duas linhas temáticas, quais sejam:

1. Janelas para a Pandemia, apresentando histórias protagonizadas em tempos de pandemia do novo coronavírus, as quais podem ser observadas de diferentes formas, seja pela janela do quarto físico, ou alcançando as telas virtuais, bem como estendendo-se do íntimo de cada um;

2. Caleidoscópio, contemplando diversas histórias em quadrinhos criadas a partir de temas livres.

Como convidados da publicação estão estudantes do Campus Canoas e da Escola Municipal de Ensino Fundamental 7 de Setembro, que contribuíram com seus trabalhos em oficinas, realizadas no ano de 2019, além de artistas participantes do grupo que escolheu o conteúdo desta edição da revista, Denilson Reis e Márcio Rampi.

O projeto Oficinas de Histórias em Quadrinhos, juntamente ao programa Oficinas Permanentes de Cultura são os responsáveis pela publicação que, ao longo de sua história, já teve a participação de estudantes tanto do IFRS quando da rede municipal, bem como de artistas canoenses e convidados. Os recursos para a confecção da revista advém do Auxílio Institucional à Extensão (PAIEX). O conteúdo foi escolhido a partir de edital específico.

De acordo com o professor Romir Rodrigues, coordenador do programa, “o lançamento desta revista demarca os 10 anos do Programa de Extensão Oficinas Permanentes de Cultura e os 8 anos do Projeto Oficinas de Histórias em Quadrinhos. Iniciativas que se confundem com a própria história da extensão no Campus Canoas e , ao longo de sua trajetória, contribuíram para a formação ampliada dos estudantes, articulando cultura, ciência e trabalho, e estabeleceram uma importante relação de troca com as escolas públicas do entorno e com os agentes culturais do município”.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

+++ Saiba mais sobre o programa:

O Oficinas Permanentes de Cultura completa sua primeira década de atuação no Campus Canoas, buscando ultrapassar o conteúdo que contempla o currículo de sala de aula, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e da formação ampla dos estudantes e, como consequência, dos futuros profissionais.

A ação ofertou, ao longo desses 10 anos de existência, oficinas de diferentes tipos: fotografia, música, roteiro de audiovisual, histórias em quadrinhos, desenho, teatro. Além de estabelecer uma aproximação com o universo jovem, o qual representa o público-alvo do programa, o objetivo é proporcionar um real diálogo entre as diversas manifestações de âmbito cultural, os componentes curriculares e os assuntos que despertam o interesses dos discentes.