Reunião para tratar do Plano Educacional Individualizado (PEI)

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) juntamente a outros setores do Campus Canoas realizaram uma reunião no dia 02 de outubro para tratar sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI). O encontro remoto foi ministrado pela Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do IFRS, Andréa Poletto Sonza e pela professora da área de Atendimento Educacional Especializado do Campus Sertão do IFRS, Marta Marques.

O objetivo foi apresentar estratégias visando melhorar as condições para a acessibilidade curricular, especialmente para públicos específicos, como as Pessoas com Deficiência (PcD). Entre os tópicos abordados, mencionou-se a necessidade de promover trabalho conjunto para que a real inclusão aconteça. Para tanto, questões relativas ao ingresso e, também, à permanência dos estudantes, são vitais e precisam ser constantemente avaliadas. Além disso, é preciso estabelecer diferenças conceituais importantes, como, por exemplo, entre as palavras igualdade e equidade, buscando desenvolver o altruísmo e a empatia como atitudes cotidianamente presentes.

A adaptação nos currículos deve acontecer a partir do respeito a algumas importantes dimensões no quesito acessibilidade, quais sejam: arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica, programática e atitudinal. Para que o PEI possa ser colocado em prática é imprescindível que ocorra o envolvimento amplo, perpassando instituição e estudante. Andréa e Marta trouxeram questões relevantes a serem consideradas, todas relativas à ideia de que a real inclusão precisa ser, na teoria e na prática, uma prioridade institucional, em que todos os envolvidos participem e efetivamente possam contribuir para a realização do processo.