Retorno Seguro – Protocolos de segurança e prevenção

Vacina será obrigatória para acesso ao campus

As vacinas atuam na prevenção de doenças, induzindo a criação de anticorpos por parte do sistema imunológico. Reduzem a possibilidade de infecção, porém, caso a infecção ocorra, a vacina evitará sua evolução para quadros mais graves e principalmente a morte.

Portanto, pense em você e nos seus colegas e vacine-se contra a Covid-19! Não esqueça que é preciso estar com a imunização completa: por isso, se a sua vacina tiver segunda e terceira doses, procure o local de vacinação para reforçar a proteção.

» Como mais uma medida para ampliar a proteção da comunidade acadêmica, contribuindo para a retomada gradual de atividades presenciais, o IFRS exigirá o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para ingresso em suas unidades. A determinação está detalhada na Portaria nº 456/2021, publicada em dia 29 de outubro de 2021. A obrigatoriedade entrou em vigor em 29 de novembro de 2021.

PRAZO: A comprovação deve ser feita até o primeiro dia de aula, dia 21 de março, PORÉM, o setor de Registros Escolares ORIENTA que, visando a agilizar a regularização da situação de matrícula, que os estudantes encaminhem o documento até dia 15 de março.

» VEJA COMO COMPROVAR SUA VACINAÇÃO «

Use corretamente a máscara exigida

É obrigatório o uso de máscara nos ambientes do IFRS.

Atenção: somente são aceitas máscaras dos modelos:

• Cirúrgica descartável, e
  • Respiradores do modelo N95 ou PFF2

» A máscara deve ser utilizada durante todo o tempo de permanência na instituição.

» Atente-se para o uso correto: um bom ajuste ao rosto e cobrindo o nariz e a boca.

» Troque a máscara a cada três horas (exceto os respiradores N95 ou PFF2) ou antes, se perceber que ela está úmida ou danificada.

» Lembre-se de higienizar as mãos antes de colocar e retirar sua máscara, sempre pegando-a pelo elástico.

» No Campus Canoas, a máscara somente deve ser retirada para ingestão de líquidos e alimentos,  preferencialmente em espaços de uso individual e ventilados. Logo que possível, recoloque-a. Se não puder estar em um espaço de uso individual nesse momento, vale lembrar que é importante respeitar o distanciamento físico entre as pessoas.

» Caso ocorra algum incidente com sua máscara e você não tenha uma reserva, verifique a disponibilidade na Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE).

» Se a sua máscara for descartável e você for descartá-la no campus, coloque-a dentro de um saco plástico e em uma lixeira fechada.

» No caso de máscaras de tecido, após o uso, higienize adequadamente, lavando com água e sabão.

» Em caso de contaminação da máscara ou das mãos com tosse ou espirro, proceda com a imediata troca e higiene das mãos.

Promova a higienização correta das mãos

» Lave as mãos com frequência, com água e sabão, por no mínimo 20 segundos. Lembre-se de esfregar com sabão as pontas dos dedos, entre eles e também o punho.

» Higienize as mãos com álcool gel ao entrar no campus e antes de sair. O Campus Canoas está disponibilizando o produto nos principais pontos de acesso e passagem de pessoas.

» Reaplique o álcool gel sempre que mantenha contato com objetos que outras pessoas tocaram recentemente ou quando sentir necessidade.

» Ao espirrar ou tossir, mesmo de máscara, cubra a boca e o nariz com a parte interna do braço. Mesmo assim, procure aplicar álcool gel depois.

» Evite levar as mãos ao nariz, à boca e aos olhos.

» Vale lembrar que você pode reforçar os cuidados de prevenção se higienizar antes do uso, com álcool líquido 70%, mesa, teclado, mouse ou outra superfície que vá tocar com as mãos.

Fique atento à ventilação dos ambientes

» Mantenha portas e janelas abertas, para permitir ventilação natural.

» O uso do ar-condicionado e de ventiladores em ambientes fechados não é recomendado.

Respeite o distanciamento mínimo necessário

» O distanciamento mínimo obrigatório entre pessoas no Campus Canoas é de um metro, com uso de máscara.

» Não cumprimente pessoas com apertos de mão, abraços, beijos ou outro tipo de contato físico.

» Há cartazes informando o teto de ocupação de cada espaço do Campus Canoas. Observe e respeite!

» Mesmo em filas de espera, lembre-se de respeitar o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

» Evite aglomerações nos espaços físicos do campus.

» Evite utilizar os elevadores e quando necessário utilizar, utilize-o sozinho.

» Não realize eventos e reuniões presenciais com muitos participantes. Siga as orientações sobre o número máximo de ocupantes de cada sala.

» Nas salas de trabalho ou de aula, se necessário, não interfira na disposição das mesas e cadeiras. Se perceber que o distanciamento não está regular, solicite a um servidor que reorganize mesas e estações de trabalho para garantir o distanciamento necessário.

» Não esqueça que é preciso deixar os ambientes arejados (ou seja, com janelas e portas abertas) mesmo que o ar-condicionado esteja ligado.

Se tiver sintoma ou suspeita de Covid, não vá ao campus!

Muito Importante: não compareça presencialmente ao IFRS caso:

» Estiver com qualquer sintomas como: tosse, febre (≥37,8ºC), coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, fadiga, mal estar e mialgia. sintomas gastrointestinais.

» Apresente resultado positivo para a Covid-19.

» Tenha entrado em contato com pessoas com confirmação ou suspeita da doença.

Em caso se suspeita de infecção por COVID-19, preencha o formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/Hc6t88u32qVDin5CA e leia o capítulo 8 do Plano de Contingência.

Lembre-se: é comum apresentar um quadro assintomático estando infectado e mesmo assim transmitir o vírus. Por isso, se houver suspeita de contaminação, inclusive com pessoas do seu convívio, evite contato com outras pessoas.

Última atualização em 18/03/2022