Projetos de pesquisa do Campus Canoas participam da Mostratec

O projeto RevisãoOnline: aplicativo gratuito de escrita e revisão de redações para o ENEM foi agraciado com o prêmio startup destaque.

A Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) – edição 2022, contou com dois projetos desenvolvidos no Campus Canoas. O evento iniciou na segunda, 24/10, e finalizou na sexta, 28/10, com a cerimônia de entrega das premiações.

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina. Reúne jovens pesquisadores com trabalhos da educação infantil, de ensino fundamental e EJA e de ensino médio/técnico, contemplando projetos classificados por meio de feiras afiliadas e por processo de seleção.

Parabéns aos projetos que representaram o Campus Canoas neste importante evento!

Confira mais informações a seguir:

Trabalho: Logradouros do Bairro Igara: Legados da Ancestralidade Indígena

Resumo: A partir de pesquisas realizadas junto aos componentes curriculares de História e Geografia dos cursos técnicos integrados, que teve como temática as Reduções Jesuíticas no Rio Grande do Sul, foi identificada a possibilidade de ampliar aqueles estudos levando em consideração a necessidade de compreender a existência de legados indígenas, visto que, atualmente, muito tem se debatido sobre o papel e a situação dos povos originários no Brasil. Inicialmente, foram levantadas, além dos aspectos da alimentação, a relação com a religião católica e a cosmovisão Guarani, o papel da mulher indígena, nomes de acidentes geográficos e de municípios, entre outros. Este foi um projeto de pesquisa desenvolvido em sala de aula.

Discentes participantes: Lauryn Thums Medeiros; Milleny de Oliveira Dornelles; Nicolas Eduardo Amaral do Nascimento

Coordenação/Orientação: Marcos Daniel Schmidt de Aguiar

Acesse o vídeo com informações sobre o projeto:

Trabalho: RevisãoOnline: aplicativo gratuito de escrita e revisão de redações para o ENEM

Resumo: Segundo dados do INEP, quase 70% dos estudantes que realizaram o ENEM 2020 tiraram menos de 600 pontos na redação, sendo que a nota máxima é 1000. Infelizmente, muitas pessoas não possuem a oportunidade de pagar um curso ou um revisor para receber uma resposta sobre seu desempenho em produção textual. Essas pessoas não tiveram oportunidade de aprender um bom método de escrita. Nesse contexto, por meio da produção e revisão de textos, o objeto de criação do projeto RevisãoOnline, desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul – campus Canoas, oferece uma plataforma on-line e gratuita que funciona como uma comunidade virtual para revisão e escrita de redações.

Discentes participantes: Ana Carolina Barreto Linck e Gabriel Zanella Bardini

Coordenação/Orientação: Marcio Bigolin

Acesse o vídeo com informações sobre o projeto: