Projeto do campus participará de Feira de Ciências internacional

O TRI-LOGIC  – Uma Plataforma Educativa com Acessibilidade para o Ensino da Lógica de Programação, projeto de pesquisa do Campus Canoas coordenado pela professora Carla Odete Balestro Silva e orientado pelo professor Sandro José Ribeiro da Silva, integrará os trabalhos da 5ª edição da Feira de Ciências e Tecnologia das Nações  – Colégio Dante Alighieri (FeNaDANTE).

O evento acontece em São Paulo, de 25 a 30 de setembro, e oferece espaço para divulgação de pesquisas no âmbito da iniciação científica para estudantes de instituições públicas e privadas. Na edição deste ano, a atividade será internacional, tendo como objetivo estimular a organização e o desenvolvimento de projetos no Ensino Básico.

Em 2023, a Feira acontecerá no formato presencial. Para saber mais a respeito da FeNaDANTE, é possível acessar o site oficial: https://www.colegiodante.com.br/fenadante/

____________________________________________________________

Mais informações sobre o projeto podem ser visualizadas aqui:

• TRI-LOGIC  – Uma Plataforma Educativa com Acessibilidade para o Ensino da Lógica de Programação
  • Coordenadora: Carla Odete Balestro Silva

Resumo:

A formação na área de Tecnologia da Informação (TI) é cada vez mais requisitada e os ingressantes precisam entender lógica de programação (LP). No entanto, cerca de 60% das retenções acontecem nas disciplinas que abordam LP. A plataforma Trilogic usa atividades lúdicas para melhorar a compreensão de conceitos da LP e motivar os alunos. O projeto contemplou pesquisa bibliográfica que possibilitou a modelagem e implementação do Trilogic com backend em PHP – utilizando o framework Laravel para controle de rotas e de injeção de dependências – e frontend em JavaScript, Node.js, NPM e AngularJS.

Ao longo da utilização, o projeto obteve aprovação de 90,9% dos usuários e tem contribuído para um aumento do rendimento nas disciplinas de LP. Para atender também os alunos surdos ou ensurdecidos, foram implementadas melhorias que tornaram a plataforma acessível com a utilização da Suíte Vlibras, que traduz os textos didáticos com um intérprete 3D. As adaptações implementadas foram avaliadas por intérpretes de Libras e novos testes estão sendo realizados com a comunidade não ouvinte. Cabe destacar que o Trilogic está disponível para o usuário final e vem sendo utilizado pelos docentes e alunos dos cursos de TI de diversas instituições.