Projeto do Campus Canoas é o vencedor nacional de Chamada Pública de Apoio à Iniciação Tecnológica com Foco na Economia 4.0

O projeto Idealizar: soluções tecnológicas criativas para problemas locais, do Campus Canoas do IFRS, foi vencedor nacional da Chamada Pública IFRS Nº 34/2020 – Apoio à Iniciação Tecnológica com Foco na Economia 4.0.  O projeto visa a promover o protagonismo do aluno, desenvolvendo o perfil investigativo de forma ampla, consolidando implementando a indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, de forma dialógica entre as áreas de gestão e de tecnologia.

Para tal, foram selecionadas as escolas municipais de Canoas EMEF Paulo V, a EMEF Carlos Drummond de Andrade e a EMEF David Canabarro, prevendo o envolvimento de 250 alunos destas instituições. O critério para a seleção das escolas parceiras, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, foi o de incluir as três escolas cujo IDEB fossem os mais baixos do Município. Ademais, estão situadas nos bairros de maior vulnerabilidade social do município. Previsto para durar 2 anos, o principal diferencial deste projeto será o de empoderar os jovens para serem agentes de transformação da própria vida e de sua comunidade

O projeto tem a coordenação da Profª Drª. Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues e conta com a participação dos docentes Sérgio Almeida Migowski, Priscila Wachs, Mariano Nicolao, Marcelo Luiz Pereira, Daniele dos Santos Fontoura e de Arnaldo Moscato dos Santos, além da representante da Secretaria de Educação de Canoas Juliana Aquino Machado e dos alunos do Campus Canoas Letícia Schardosin Ferreira, Lucas Corrêa Ferrari e Kailane Eduarda da Rosa.

» Confira o resultado (PDF)