Projeto de pesquisa recebe bolsa de iniciação científica

Os bolsistas Arthur Von Groll dos Santos e Vinicius Amorim Silveira, integrantes do projeto de pesquisa do Campus Canoas TRI-LOGIC – Auxílio ao Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação, foram selecionados para receber a Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ), pelo período de 12 meses, na edição deste ano da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

O projeto foi finalista na categoria denominada Ciências Exatas e da Terra/Ciência da Computação. A bolsa recebida pelos discentes é ofertada pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq).

De acordo com os coordenadores Carla Odete Balestro e Sandro José Ribeiro da Silva, o Tri-Logic “propõe um ambiente gamificado, desenvolvido com o objetivo de servir de apoio ao ensino e à aprendizagem na disciplina de lógica de programação”.

Informações sobre o projeto podem ser acessadas em http://trilogic.canoas.ifrs.edu.br e no Instagram @tri.logic.

⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂⊂

↔ Conheça mais sobre o projeto:

O ambiente Tri-Logic é fruto de um estudo sobre as potencialidades de várias técnicas na construção de um ambiente informatizado para apoio ao ensino e aprendizagem na disciplina de lógica de programação e desponta como estratégia contemporânea e relevante para potencializar as dinâmicas educativas da disciplina em questão. Além disso, o uso da robótica educativa no apoio ao ensino de programação demonstra a importância do uso do concreto nas construções das abstrações exigidas por um profissional da programação. O objetivo desse projeto de pesquisa é explorar a utilização do Tri-Logic, aperfeiçoando-o, e da robótica educativa para auxiliar no ensino e aprendizagem de lógica de programação junto aos alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica do Campus Canoas, visto que os projetos de cursos (PPCs) destas formações possuem a disciplina de lógica de programação como componente curricular. Com vistas a diminuir a retenção na disciplina introdutória a programação, o ambiente Tri-Logic e a robótica educativa serão utilizados em parceria com os professores que atuam na disciplina de lógica de programação.