Projeto de pesquisa marca presença na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

O Campus Canoas, por intermédio do projeto IDEALIZAR: soluções tecnológicas criativas, sob a coordenação da professora Jaqueline Rodrigues, participou da 2ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, ocorrida em Brasília, de 28/11 a 04/12.

Participaram do evento a coordenadora e a bolsista do projeto de pesquisa, a estudante do segundo ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Manuela Hubner. A apresentação aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro.

O intuito foi mostrar ao público atividades de robótica oferecidas nas oficinas que o projeto organiza nas escolas municipais, incluindo a criação de jogos a partir de impressoras 3D e cortadora a laser.

Saiba mais sobre o projeto IDEALIZAR:

O projeto “Idealizar: soluções tecnológicas criativas para problemas locais” é uma parceria entre 09o Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e a Secretaria Municipal de Educação de Canoas/RS. O objetivo geral do projeto é capacitar estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de educação básica fomentando a visão empreendedora e inovadora, por meio da aplicação e implementação de tecnologias da economia 4.0. Já os objetivos específicos são: (i) Sensibilizar a comunidade escolar envolvida no projeto sobre a importância da iniciação tecnológica para alunos dos anos finais do ensino fundamental; (ii) Desenvolver o perfil investigativo, consolidando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; (iii) Incentivar e desenvolver competências, por meio das metodologias ativas, para o desenvolvimento tecnológico e inovação, entre estudantes de ensino fundamental, orientados por docentes/pesquisadores atuantes no projeto; (iv) Instrumentalizar os beneficiários na utilização de tecnologias digitais no contexto da economia 4.0 como: programação, robótica e prototipagem de soluções tecnológicas, capacitando-os na tomada de decisão sobre os contextos de aplicação; (v) Promover o protagonismo e o engajamento do aluno, através da cultura empreendedora e com foco na inovação, como forma de desenvolver o raciocínio criativo, oportunidade futura de trabalho e de renda e de resolução dos problemas sociais das comunidades onde vivem; (vi) Desenvolver uma ação de empreendedorismo social e uma de empreendedorismo como gerador de renda por escola participante do projeto. As atividades serão realizadas em três escolas da rede municipal de ensino de Canoas/RS, com estudantes do 8º ano em 2021. A metodologia do trabalho está organizada em 4 grandes etapas. A primeira é a “Sensibilização da Comunidade Escolar” que consiste em encontros entre alunos, responsáveis, professores e equipe do projeto para ressaltar a importância da iniciação tecnológica. A etapa “Mas afinal o que é Economia 4.0?” consiste em realizar oficinas com os estudantes, envolvendo a manipulação de materiais concretos, utilização de laboratórios para introdução dos conceitos e prática sobre: empreendedorismo, economia 4.0, programação de softwares e aplicativos, prototipagem de soluções tecnológicas e robótica. Já a etapa “Mão na Massa” foi concebida sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos para desenvolver o potencial criativo para desenvolvimento de soluções tecnológicas, em especial programação de softwares e aplicativos, prototipagem de soluções tecnológicas e robótica. A última etapa do projeto chama-se “Conectados” e pretende incentivar visitas técnicas aos eventos científicos do Campus Canoas, tais como Feira de Ciências e Inovação Tecnológica (IFCITEC), Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Canoas e também oportunizar uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, estimulando, ampliando e fortalecendo o potencial criativo, perfil investigativo e espírito empreendedor dos alunos participantes. Ainda, é proposta a realização de evento na conclusão das atividades integrando os alunos de todas as escolas participantes para apresentação dos projetos desenvolvidos. Por fim, espera-se oportunizar aos estudantes participantes uma perspectiva de melhoria da sua realidade social através da possibilidade de geração de renda em suas comunidades.