Início do conteúdo

Projeto de pesquisa marca presença em congresso on-line


A quinta edição do Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), que ocorreu de 25 a 28 de agosto, contou com a participação de Luis Felipe Vasconcelos, ex-bolsista do projeto de pesquisa do Campus Canoas do IFRS Tri-logic: auxílio ao ensino e aprendizagem de Lógica de Programação.

O tema trabalhado neste ano é Educação do futuro: tecnologias e pessoas para transformar o mundo. Luis Felipe apresentou o artigo intitulado Um ambiente para o aprendizado de Lógica de Programação voltado a alunos ouvintes e não ouvintes.

A escrita foi desenvolvida a partir do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), organizado e executado em 2019. A apresentação foi realizada em uma live coletiva. Os principais tópicos do artigo foram enviados ao Congresso por intermédio de um VÍDEO disponibilizado via YouTube.

O estudante foi orientado pelo professor Sandro José Ribeiro da Silva e, também, pela professora Carla Odete Balestro Silva, coordenadora do projeto no qual Luis Felipe atuava como bolsista.

___________________

Saiba mais sobre o projeto:

TRI-LOGIC – Auxílio ao Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação
Coordenadora: Profa. Dra. Carla Odete Balestro Silva

Resumo: O ambiente TRI-LOGIC é fruto de um estudo sobre as potencialidades de várias técnicas na construção de um ambiente informatizado para apoio ao ensino e aprendizagem na disciplina de lógica de programação e desponta como estratégia contemporânea e relevante para potencializar as dinâmicas educativas da disciplina em questão. Além disso, o uso da robótica educativa no apoio ao ensino de programação demonstra a importância do uso do concreto nas construções das abstrações exigidas por um profissional da programação. O objetivo desse projeto de pesquisa é explorar a utilização do Tri-Logic, aperfeiçoando-o, e da robótica educativa para auxiliar no ensino e aprendizagem de lógica de programação junto aos alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica do Campus Canoas, visto que os projetos de cursos (PPCs) destas formações possuem a disciplina de lógica de programação como componente curricular. Com vistas a diminuir a retenção na disciplina introdutória a programação, o ambiente Tri-Logic e a robótica educativa serão utilizados em parceria com os professores que atuam na disciplina de lógica de programação.

 

Fim do conteúdo