Projeto de pesquisa marca presença em congresso on-line

A quinta edição do Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), que ocorreu de 25 a 28 de agosto, contou com a participação de Luis Felipe Vasconcelos, ex-bolsista do projeto de pesquisa do Campus Canoas do IFRS Tri-logic: auxílio ao ensino e aprendizagem de Lógica de Programação.

O tema trabalhado neste ano é Educação do futuro: tecnologias e pessoas para transformar o mundo. Luis Felipe apresentou o artigo intitulado Um ambiente para o aprendizado de Lógica de Programação voltado a alunos ouvintes e não ouvintes.

A escrita foi desenvolvida a partir do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), organizado e executado em 2019. A apresentação foi realizada em uma live coletiva. Os principais tópicos do artigo foram enviados ao Congresso por intermédio de um VÍDEO disponibilizado via YouTube.

O estudante foi orientado pelo professor Sandro José Ribeiro da Silva e, também, pela professora Carla Odete Balestro Silva, coordenadora do projeto no qual Luis Felipe atuava como bolsista.

Saiba mais sobre o projeto:

TRI-LOGIC – Auxílio ao Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação
Coordenadora: Profa. Dra. Carla Odete Balestro Silva

Resumo: O ambiente TRI-LOGIC é fruto de um estudo sobre as potencialidades de várias técnicas na construção de um ambiente informatizado para apoio ao ensino e aprendizagem na disciplina de lógica de programação e desponta como estratégia contemporânea e relevante para potencializar as dinâmicas educativas da disciplina em questão. Além disso, o uso da robótica educativa no apoio ao ensino de programação demonstra a importância do uso do concreto nas construções das abstrações exigidas por um profissional da programação. O objetivo desse projeto de pesquisa é explorar a utilização do Tri-Logic, aperfeiçoando-o, e da robótica educativa para auxiliar no ensino e aprendizagem de lógica de programação junto aos alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica do Campus Canoas, visto que os projetos de cursos (PPCs) destas formações possuem a disciplina de lógica de programação como componente curricular. Com vistas a diminuir a retenção na disciplina introdutória a programação, o ambiente Tri-Logic e a robótica educativa serão utilizados em parceria com os professores que atuam na disciplina de lógica de programação.