Início do conteúdo

Produtividade, solidão e saúde mental na pandemia são temas da próxima etapa da Jornada das Humanidades em Quarentena


Na sexta-feira, dia 15 de maio, às 15h, ocorre o terceiro encontro virtual da Jornada das Humanidades em Quarentena. O material sobre o tema “Produtividade e Solidão x Saúde Mental em tempos de COVID-19: utilizando a criatividade para conciliar nossa necessidades” já está disponível (abaixo).

Para conduzir a discussão foi convidada a psicóloga Yasmin Moreira Silva de Souza, mestranda no programa de pós-graduação de Psicologia e Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde do Porto Alegre (UFCSPA). Ela tratará do tema abordando os principais impactos da quarentena em nossas vidas.

» O link será disponibilizado no ambiente Moodle para estudantes e servidores.

 

MATERIAIS PARA DEBATE

Material 1:

Vídeo do TED Talks – Ken Robinson: Escolas matam a criatividade?

Nesta conversa publicada pelo TED Talks, em 2006, Sir Ken Robinson desenvolve um argumento divertido e profundamente comovente para a criação de um sistema educacional que nutre (e não prejudica) a criatividade. Como líder cultural visionário, Sir Ken liderou o comitê consultivo do governo britânico em educação criativa e cultural em 1998, uma investigação maciça sobre a importância da criatividade no sistema educacional e na economia. O especialista em criatividade desafia a maneira como educamos nossos filhos. Ele defende um repensar radical de nossos sistemas escolares, para cultivar a criatividade e reconhecer vários tipos de inteligência.

 

Material 2:

Texto – Quarentena: porque você deveria ignorar toda a pressão para ser produtivo agora

Texto de Aisha S. Ahmad, no Chronicle of Higher Education, traduzido por Renato Pincelli, postado no site Medium, no qual uma pesquisadora com experiência em ambientes adversos dá conselhos aos acadêmicos ansiosos com a quebra de rotina causada pelo Corona vírus.

Acesse aqui

 

Material 3:

Vídeo “Os perigos da solidão”

Vídeo produzido pelo canal Minutos Psíquicos, do Youtube, abordando a Solidão. Para os autores, a solidão é perigosa de verdade, mais do que as pessoas normalmente imaginam. Descubra porque a solidão nos afeta tanto assim e o que ela pode fazer com a nossa saúde, cognição e comportamento. Produção: Texto e voz: André Rabelo/ Vídeo: Pedro Costa/ Arte: Pedro Tavares/ Música: Caio Costa. Ano da produção: 2014

Fim do conteúdo